Por meio de nota enviada ao Blog, a Empresa Petrolinense de Trânsito de Transporte Coletivo (EPTTC) decidiu esclarecer as reclamações de moradores sobre a falta de sinalização em várias lombadas no bairro Cohab Massangano, na zona oeste da cidade.
Segundo a empresa, todas as lombadas autorizadas pela EPTTC, dentro de sua área de circunscrição, estão em conformidade com a resolução 39/98 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), portanto qualquer outra lombada que não se enquadre dentro das normas estão sendo removidas, segundo a EPTTC.
QUEM ENTENDEU ESTÁ EXPLICACAO?
ALGUÉM ENTENDEU….NÃO CREIO.
ACHO QUE FALTARAM LETRAS E PALAVRAS.
DURMA COM UM BARULHO DESSE
REFERE-SE A LOMBADA SEM SINALIZAÇÃO
Então dona EPTTC, remova todas as lombadas da vila KM 25 no projeto Maria Teresa e todas na pista que corta o N1 em direção ao N3, pois todas estão fora de padrão!
Remover é fácil quero ver é fazer.
Essa nota enviada pode ser traduzida da seguinte forma:
NÓS DA EPTTC NÃO TEMOS CONHECIMENTO DA RESOLUÇÃO 39/98 E PORTANTO, QUALQUER COISA QUE FAÇA VOLUME NA PAVIMENTAÇÃO, QUEBRE VEÍCULOS, CAUSE O TOMBO DE MOTOCICLISTAS E FAÇA O TRÂNSITO PARAR, É CONSIDERADO LOMBADA E COMO NÃO ESTAMOS A FIM DE TRABALHAR, TODAS QUE PERMITIMOS QUE AS PESSOAS FAÇAM, VÃO FICAR AÍ, ASSIM MESMO!
Infelizmente, não existem pessoas capacitadas ou o órgão em si, não é capacitado a trabalhar conforme a manda a lei…
Na verdade, no escritório da EPTTC, o próprio fiscal de trânsito falou que “muita gente pede lombada e eles não poderiam fazer todas, também, mesmo sendo mal feitas, eles não podem tirar, por que se não, as pessoas não sairiam do pé dele.”
Por que remover e não adequar?
Algumas lombadas podem até estar fora dos padrões mas, representam segurança como é o caso da lombada feita por populares na Mario Coelho em frente ao Parque Massangano. Ali ocorreram vários acidentes graves, com vitimas fatais. O município omisso motivou a instalação por parte da população. Daí em diante não se soube mais de acidentes e mortes naquele ponto. Então vamos ter bom senso e reconhecer que alguém instalou viu a necessidade, não custa manter.
E só para constar, o próprio Gilmar, no cargo de Educador para Trânsito ou algo assim, falou que ele solicitou a lombada em frente da igreja que ele frequenta na Av. da Integração, lombada essa que não possui qualquer tipo de sinalização e nem pode, já que onde deveria ter pelo menos uma das placas de sinalização, tem uma árvore!
Me desculpem, a EPTTC pode até ter algum mérito, mas para as questões de lombadas, são totalmente inertes, incapazes e incompetentes.
Lombada só pode ser usada em último caso, quando não tem outra maneira resolver os problemas, só que em Petrolina, as lombadas existem para travar o trânsito e causar outros acidentes, então, vamos ter bom senso pra perceber que os acidentes continuam acontecendo, principalmente durante a noite, já que não existe nenhuma lombada em Petrolina que atenda a pelo menos 2 itens da Resolução 39/98.
Desafio qualquer um a me mostrar essa!
Ou seja: Eficiência somente para multar, para quaisquer outra coisa somos incompetentes e inertes.