Cerca de 2 mil pessoas que vivem da agricultura familiar e são ligadas à Associação dos Produtores Rurais do Vale do Rio Curaçá, no norte da Bahia, terão condições, a partir de agora, de incrementar sua produção. Elas moram e produzem na Fazenda Lagoa do Padre, distrito de Pinhões, zona rural de Juazeiro, e foram beneficiadas com um trator e uma carreta agrícola, um arado reversível, uma grade niveladora e uma roçadeira doados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), por meio da 6ª Superintendência Regional.
De acordo com o presidente da associação, Rubenilson Carvalho Souza, a comunidade é composta de pequenos criadores que vivem no entorno do açude público de Pinhões e têm como atividade principal a caprinovinocultura.
Nas áreas de cultivo, a comunidade dedica-se à pastagem irrigada, culturas de subsistência como feijão e milho; de ciclo curto (cebola, tomate, melão, melancia) e em áreas de sequeiro (palmas, melancia forrageira, milho e feijão de corda). O gestor da 6ª SR Codevasf, Emanoel Lima, diz que outras doações de equipamentos estão previstas para serem realizadas até o final deste ano. As informações são da assessoria da 6ª SR.