Equipe da Univasf apresentará projeto de engenharia em competição nacional

por Carlos Britto // 26 de fevereiro de 2015 às 17:00

11024734_784294968333462_8297257113078859400_nUm grupo de estudantes dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está entre os dez representantes do Nordeste na 21ª Competição Baja SAE Brasil-Petrobras, que acontecerá em Piracicaba (SP), de 5 a 8 de março. Os estudantes, que integram a equipe Baajatinga, projetaram e construíram um veículo off-road do tipo Baja para disputar as provas e viajam na próxima segunda-feira (2) para participar do evento.

A Competição visa incentivar os universitários a desenvolver projetos na área de tecnologia automotiva e a lidar com os desafios do trabalho em equipe e da gestão de projetos, aplicando na prática os conhecimentos estudados em sala de aula. Este ano, estão inscritas 76 equipes de 70 instituições de ensino superior do Brasil e dos Estados Unidos. A equipe representante da Univasf é formada por 25 estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica e está sob a coordenação dos professores de Engenharia Mecânica Marcos Irmão e Alan Dantas.

No evento, há inspeções técnicas e avaliação dos projetos das equipes. Os carros dos competidores também são testados em provas dinâmicas para avaliar a capacidade de tração, aceleração, motor, segurança e resistência dos veículos. A Baajatinga participa da competição nacional desde 2010. A equipe conquistou, em 2013, o 1º lugar na prova de tração do protótipo.

A Baajatinga foi criada na Univasf em 2008. Para fazer parte do projeto, é necessário que o aluno de Engenharia se inscreva e tenha o currículo avaliado pela equipe. O estudante precisa dedicar algumas horas por semana ao trabalho no projeto.

As três instituições de ensino que obtiverem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas do SAE Brasil 2015 poderão representar o país na competição Baja SAE Maryland, que será realizada de 7 a 10 de maio, nos Estados Unidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários