Equipe da Univasf examina rebanho bovino de Bodocó, após mortes de animais

por Carlos Britto // 26 de abril de 2023 às 20:00

Foto: Teresa Maia/DP arquivo

Atendendo a um apelo de pecuaristas do município de Bodocó (PE), Sertão do Araripe, preocupados com o número crescente de mortes no rebanho bovino, uma equipe multidisciplinar da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) realizou um mutirão em várias propriedades na região para avaliar e realizar exames clínicos nos animais. A ação, que contou com a articulação do deputado estadual Antonio Coelho e do federal Fernando Filho, ocorreu no último sábado (22) em seis propriedades rurais do município. Cerca de 100 animais foram examinados pelos especialistas da universidade.

Os dados coletados no município estão em fase de análise pelos profissionais da Univasf. Após essa etapa, será produzido um relatório detalhando as causas do adoecimento e morte do gado, bem como a indicação do tratamento necessário a ser efetuado.

Preocupado com a situação dos animais e interlocutor dos criadores da região, o ex-prefeito de Bodocó, Tulio Alves, destacou a importância da ajuda técnica empreendida pela equipe da Univasf. “Bodocó é a primeira Bacia Leiteira do Sertão do Araripe, e a segunda ou terceira de Pernambuco. A economia de Bodocó gira em torno da bacia leiteira. Portanto, essa parceria da Univasf traz um suporte e dará um norte aos pecuaristas nesse momento tão difícil“, agradeceu o ex-gestor.

Antonio Coelho também sublinhou o papel da instituição, bem como destacou o empenho e o trabalho desenvolvido pela equipe, chefiada pelo professor Maurício Horta. “Todos nós estamos muito preocupados com as enfermidades que vem acometendo o rebanho bovino da região. Meus agradecimentos a todo o corpo técnico que realizou esse mutirão em várias propriedades da região“, assinalou o parlamentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários