Profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Petrolina estiveram esta semana no canil da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes para fazer avaliação, testagem e vacinação dos animais responsáveis pela segurança local. Foram realizados testes para leishmaniose e vacinação antirrábica. Esse trabalho se estende pelas demais instituições de segurança do município.
O trabalho de cuidados com as zoonoses é importante, uma vez que os animais têm contato com humanos e podem transmitir algum tipo de doença. Os cães que habitam no canil da unidade prisional são das raças pastor-belga-malinois e labrador.
Para o coordenador do CCZ, Kahel Neves, esse trabalho ajuda a garantir proteção e segurança, tanto para o animal como à população. “Estamos focados nas ações preventivas às zoonoses em nossa cidade. Por isso, seguimos realizando estas visitas aos órgãos de segurança que possuem cães. Fazemos a testagem para leishmaniose, vacinamos com a antirrábica e orientamos os cuidadores para melhor saúde do animal. Esse trabalho também acontece nas ruas da cidade, onde recolhemos o animal doente, fazemos o teste e aplicamos a vacina. Vale destacar que o bem-estar dos bichos também está relacionado com a saúde da população“, destacou.
O trabalho de controle das zoonoses realizado pelo CCZ busca, primordialmente, evitar a proliferação de doenças. Por isso é necessário a colaboração dos cidadãos. Ao encontrar algum animal de pequeno porte, como cães e/ou gatos doentes, deve-se acionar a carrocinha através do telefone (87) 3867-4774. O atendimento é de segunda a sexta-feira, em horário comercial.