Em carta aberta à população de Petrolina, a equipe que integra o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informa sobre a carta de demissão enviada pela prefeitura municipal aos profissionais que já tinham sido demitidos informalmente.
Na carta, a equipe reforça as críticas à atual gestão, que repercutiram na imprensa local nos últimos dias, e voltou a ressaltar que a população ficará sem o serviço da UTI Móvel do Samu, destinada a atendimentos de emergência na cidade. Confiram a carta, na íntegra:
Até quando a gestão pública de Petrolina vai virar as costas para a saúde do povo? Quantos dos nossos cidadãos vão precisar perder suas vidas para que a prefeitura possa olhar com atenção a questão do Serviço Móvel de Urgência da cidade?
Os problemas referentes ao Serviço Atendimento Móveis de Urgência (SAMU), em Petrolina, não é uma novidade. A falta de condições de trabalho marca a recente história do serviço.
Embora o município receba verbas do Ministério da Saúde para manter quatro Unidades de Suportes Básicos (USB), a gestão municipal não cumpriu essa ação, salvo na época da inspeção do ministério. Essa falta de zelo com o dinheiro público é uma das provas do descaso da gestão pública com o SAMU e com a população.
Nos últimos três meses, a situação se agravou ainda mais com a manutenção mecânica das ambulâncias. A realização do serviço, por momentos, era prestado por uma só unidade, a Unidade Suporte Avançado (USA) – UTI Móvel.
Mesmo com todas essas adversidades, o serviço era prestado da melhor maneira possível, mas, no dia 09 de novembro, os profissionais foram pegos de surpresa com a informação da demissão de oito médicos, quatro enfermeiros e a desativação da UTI Móvel. Petrolina ficaria sem o mais importante serviços médicos prestados pelo SAMU.
Na reunião com a secretária de Saúde do Município, a gestora deixou claro que o SAMU é um ’problema’ e que, para equilibrar as contas do município, em consonância à Lei de Responsabilidade Fiscal, os profissionais deveriam ‘dar um jeitinho’ até janeiro, mesmo depois de ouvir todos os argumentos apresentados de que não seria viável o município ficar sem o serviço da UTI Móvel.
Em defesa das finanças, a gestão está descuidando das pessoas.
Com a carta de demissão, emitida nesta sexta-feira, 16, e a desativação do serviço da UTI Móvel, a população não terá o serviço de urgência mais importante no atendimento do paciente em risco iminente de morte. Vale salientar, que, segundo a portaria do Ministério da Saúde, o município de Petrolina é obrigado a manter uma UTI Móvel que pode ser equipada em qualquer uma das ambulâncias do SAMU. Neste sábado, 17, a prefeitura colocou quatro ambulâncias básicas para atuar na cidade, logo existe a possibilidade de usar uma delas para montar a Unidade Avançada.
Reiteramos que continuaremos na luta em defesa da vida e na defesa do povo de Petrolina. Convidamos a toda sociedade civil organizada para que juntos possamos encontrar uma saída para essa situação.
Samu/Petrolina
“Bem feito quem mandou votar no homem”
Porque não explicam logo para a população de que Petrolina perdeu o direito ao Samu por culpa da ingerência das verbas da saúde por parte da Prefeitura?
Assim acaba o disse-que-disse e se toma logo uma atitude séria com relação a esse desmantelo, se for o caso, até demitir o prefeito e secretária de saúde por justa causa.
Isso é caso para Justiça rapaz! Denunciar ao Ministério Publico Já!
Muito bem alguns médicos e enfermeiros do samu não queria trabalha.
tem mesmo que coloca para fora!!!para eles apende a respeitarem o povo….
Deixa de ser idiota mané, você sabe nem do que ta falando.
ja q nao tinha a ambulancia, tem mesmo e q botar para fora, o q estavam fazendo? médicos enfermeiros e tecnicos!! ganhando dinheirpo facil…vao trabalhar…. so agora q vieram denunciar! !!fora a vez e de outros….q queram realmente trabalhar!!! abra do olho!!!!!!!
queriam continuar mamando? pq nao denunciara antes essa situaçao!!! ficaram caladinhos….olho neles!!!! respeitem o povo! conserte ,coloque p funcionar as ambulancias e bote gente q queirm trabalhar viu!!!!……
PERGUNTAR NÃO OFENDE POR ONDE ANDA AQUELE QUE SE DIZ O SALVADOR DA PÁTRIA,AQUELE QUE ANDAVA DE CASA EM CASA,PULANDO,GRITANDO,BEIJANDO,JOGANDO COMENDO ABRINDO PANELAS,TOMANDO REFRIGERANTE DA MÃOS DAS PESSOAS E MUITAS OUTRAS COISAS INACREDITÁVEIS,E A MINORIA DOS PETROLINENSES APAIXONADOS POR ESSAS COISAS CAIRAM NA LÁBIA DELE,
E AGORA VOCÊ QUE PRECISA VAI PEDIR SOCORRO A QUEM MESMO?
EU NÃO CAI NO CONTO DO VIGÁRIO NÃO ME ILUDO COM ESSAS COISAS INACREDITÁVEIS,POSSO DIZER QUE NÃO SOU RESPONSÁVEL PELO QUE ESTÁ ACONTECENDO,A CULPA É DE QUEM ………. DE GRAÇA.
ELE FEZ CAMPANHA AO MODO DELE E A CAMPANHA ACABOU. GANHOU, É CLARO. GANHOU PARA DOIS DEPUTADOS E UM MINISTRO DE ESTADO E ISSO TEM ENGASGADO MUITA GENTE AINDA. O PREFEITO, REELEITO COM MAIS DE 18 MIL VOTOS DE FRENTE, CONTINUA TRABALHANDO, COMO SEMPRE FEZ. E O PROBLEMA DO SAMU SERÁ RESOLVIDO QUANDO O ESTADO PAGAR O QUE DEVE. ENQUANTO NÃO ESQUECEREM A DERROTA SOFRIDA, ESTES DESESPERADOS VÃO COLOCAR A CULPA DE TUDO NO PREFEITO. PODEM COLOCAR PORQUE ENQUANTO ISSO… ELE É O NOSSO PREFEITO, O NOSSO JULIO, O HOMEM FORTE DE PETROLINA, O HOMEM QUE NÃO SE DESESPERA POR NADA NESTA VIDA, POIS ELE SABE MUITO BEM CONCILIAR AS COISAS. ELE É O NOSSO PREFEITO, QUER QUEIRAM, QUER NÃO QUEIRAM. ESTA É A GRANDE VERDADE. ELE É O GRANDE VITORIOSO.
Vc também tá mamando? Ou é só imbecil….de graça? Kkkkkkkkkkk.pula, pula. Cadê o homem? Tá escondido do povo que ele enganou?
Vai falar o que sabe ´pois acho que não sabe muito, o debito é de 2004 e 2006 da gestão desse ministro que ta ai, e nunca deixou de funcionar o SAMU por caudsa disso.Por a causa dele, é o povo, e deu assistencia a todos nós até entrar esse administrador de clinica, e ai banana pra todos nos .
Agora é ligar pra SAMU de Juazeiro!!!
Estou aproveitando o espaço pra mandar um recado para a Prefeitura, para que pintem as faixas de pedestres da entrada do River Shopping e na Av. Guararapes em frente a farmacia Pague Menos pois as faixas estão apagadas dificultando a vida dos pedestres.