Éramos assim…

por Carlos Britto // 18 de março de 2024 às 22:00

Esse time marcou época no futebol do Interior nordestino. Fundado em meados dos anos 1960 por funcionários e executivos das Indústrias Coelho S.A, O Caiano foi time grande e com torcida marcante até hoje em Petrolina e outras vidas do entorno sertanejo. Esta formação do final dos anos 1970 deu muitas alegrias ao seu torcedor.

O Tricolor das indústrias era imbatível em casa ao enfrentar equipes médias de qualquer parte do Nordeste. Saudade é o que conta agora. Poderia muito bem-estar hoje disputando o pernambucano e até campeonatos de maior amplitude geográfica, se houvesse empenho do empresariado e investimento privado.

O futebol em Petrolina, que foi tão competitivo em décadas passadas, não teve o acompanhamento profissional nem a atenção das lideranças locais para uma Petrolina vista pelo mundo comercial e respeitada pelos meios políticos, com destaque nacional nos assuntos de Brasília. Cosmopolita e com tamanha visibilidade. (O texto é uma colaboração do comunicador Marcelo Damasceno/para o Blog)

Éramos assim…

  1. Jeronimo de São Luís-MA disse:

    Os mais novos nunca sentirão a emoção de um clássico: Caiano x América

  2. Sempre Juazeiro disse:

    Srs leitores e desportistas da região nordeste. Esse time fez história. Tenho lembrança de Moreto, Avelar, Tubeu, jogaram aqui em Juazeiro, Reginaldo, se foi o mesmo, era centroavante,que jogou no Palmeiras, infelizmente não está entre nós plano terrestre, tive privilégio de conhecer em Barreiras, oeste da Bahia, nos anos 80, trabalhava no Pinguim. Parabéns!! A redação deste conceituado meio de comunicação, e aos colaboradores. Lembro me, quando o Caiano, ganhava, as pessoas, iam comemorar no bar Iglu, situado na esquina do beco da cultura, hoje, funciona outro empreendimento. Muitas lembranças daquele tempo genial nosso futebol

  3. Sempre Juazeiro disse:

    Srs leitores e desportistas Petrolinenses. Em uma matéria, há dias postada, sobre futebol dessa cidade de Petrolina, fiz comento sobre, e, fiz pergunta, referente ao jogador Mundinho, jogava aí, jogou aqui em Juazeiro, no Carranca, depois foi jogar no Belenense de Portugal. Se alguém souber informar, ficarei muito agradecido.

  4. Realmente o Caiano fez história na região do Vale quando existiu o grande campeonato do Bape ( Juazeiro X Petrolina). Time dirigido pelo excepcional técnico Geraldo Melo q montou uma grande equipe, chegando a derrotar o campeão baiano de 69, o Galicia, com sua técnica corta luz! Era emocionante este campeonato no qual participaram junto com América, Palmeiras por
    Petrolina e Veneza, Olaria e XV de Novembro por Juazeiro! Deixou muitas saudades pois tínhamos excelentes craques de ambos os lados com destaque para Dozinho, Zé Odorico, por Juazeiro e Leandro e outros por Petrolina. Tínhamos bairrismo salutar!
    Nunca esqueço estádios cheios e muita emoção!
    Valeu muito estas lembranças!

  5. Josivan dos Santos disse:

    Verdade Jeronimo, quando conto ao meu filho o que era um America x Caiano ele não acredita.

  6. Em Petrolina era pra existir uma grande equipe de futebol mas na verdade nós não temos apoio político que possa alavancar o esporte em nossa tem pessoas aí que tem muita boa vontade mas o financeiro é que fica a desejar portanto precisamos desse lazer tão bonito que é o futebol e também um estádio melhor porque esse aí é de fazer vergonha a quem vem de fora espero que o nosso Petrolina representa bem a nossa linda cidade um abraço a todos

  7. Francisco Roberto Silva disse:

    Na realidade eu guardo eternamente na memória a grande faze do futebol de Petrolina da década de 79/80 tínhamos estádio cheio e grandes espetáculos,essa época ficou na lembrança depois eu Roberto Silva,Omar, Leonardo,e Faustino fundamos o Petrolina futebol clube com muito esforço e dedicação jogamos a primeira divisão do pernambucano as dificuldades apareceram não tivemos o apoio necessário ficou a semente plantada espero que os frutos comece a ser colhidos fizemos nossa parte não somos eternos maís fazemos parte da história do Petrolina futebol clube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários