Continua repercutindo em todo país os números de uma operação realizada pela Polícia Federal (PF) no Sertão de Pernambuco, que destruiu 188 mil pés de maconha nos municípios de Orocó, Cabrobó, Santa Maria da Bela Vista, Belém do São Francisco, Carnaubeira da Penha, Floresta, Betânia, Manari e Ilhas do São Francisco. Com esta nova fase da Operação Expurgo, a PF contabiliza 458 mil pés de maconha erradicados, 150 toneladas de maconha sem ser produzidas e 120 plantios destruídos. Quase 345 quilos de maconha foram apreendidos.
Cerca de 60 toneladas da erva deixaram de ser produzidas. Os detalhes foram divulgados em coletiva de imprensa na manhã do último domingo (7). Ninguém foi preso. A operação contou com um efetivo 50 policiais, entre federais e militares do Corpo de Bombeiros. Os policiais trabalharam com incursões terrestres, aéreas e fluviais contando com o apoio de uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Ações Aéreas (Ciopaer), do estado do Ceará. Sites, jornais e emissoras de TV de tido o país noticiaram o fato, a exemplo do ‘Jornal Nacional’, da Rede Globo, que exibiu reportagem com imagens feitas pelas PF.
Durante o ano a Polícia realiza de três a quatro operações desse tipo, o que faz a oferta do entorpecente diminuir significativamente na Região Metropolitana do Recife, bem como no Agreste e no Sertão. O ciclo produtivo da maconha é acompanhado de perto por policiais federais e quando vai se aproximando o período da colheita novas ações são realizadas, coibindo assim a secagem e a consequente introdução no mercado consumidor. (foto/divulgação)