Um incêndio destruiu a Unidade de Saúde da Família e a Escola Municipal de Jatobá (PE), no Sertão de Itaparica, na madrugada de ontem (29). Nas redes sociais, o povo indígena Pankararu, residente da aldeia Bem Querer de Baixo, denunciou o fato e alegou que os prédios foram “criminosamente incendiados“.
Segundo publicação dos Pankararu, houve perda total da estrutura física, móveis, documentos e equipamentos. “Pouca coisa se salvou. A comunidade Bem Querer de Baixo é uma das principais áreas de conflitos entre indígenas e posseiros e onde recentemente tivemos ganho de causa pela reintegração de posse do nosso território“, diz a nota.
Ainda de acordo com a comunidade, as crianças serão prejudicadas sem escola no fim do ano letivo e os atendimentos na unidade de saúde, cerca de 500 por mês, serão prejudicados. “Que se faça a devida investigação, que os culpados sejam punidos, que haja justiça!“
Em nota, a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) afirmou que está investigando a motivação e os suspeitos do incêndio. Ainda segundo a PCPE, uma equipe está realizando perícia nos locais e será aberto um inquérito policial para investigar o caso, que está sobre o comando do delegado Daniel Angeli. (Com informações da FolhaPE)
‘Se eu assumir, índio não terá mais 1cm de terra’ Bolsonaro
Espero que eu esteja errado, mas dias tenebrosos estão por vir para os povos indígenas.
BOLSONARO JÁ COMEÇOU A CUMPRIR O QUE PROMETEU