As Escolas Eliete Araújo de Souza, localizada no bairro Vila Mocó, e Nossa Senhora Aparecida, em Caititu (zona rural), ambas da rede municipal de Petrolina, foram as vencedoras do projeto ‘Arte nos Muros’ – uma iniciativa cultural que promove a realização de obras de grafite em muros de escolas públicas, inspirada no estudo da alimentação saudável. Criatividade e originalidade não faltaram aos estudantes e docentes das unidades, que tiveram suas ilustrações escolhidas por meio de votação popular e por uma comissão julgadora. Eles serão contemplados com o Dia do Grafite, uma intervenção artística coletiva feita pelos alunos das escolas vencedoras e monitoria de artista visual profissional.
O projeto é realizado em três etapas. Na primeira delas, foi realizado um encontro com os professores para apresentação da história da arte do grafite e das atividades sobre os temas que inspiraram as obras dos alunos. Na segunda etapa, os professores aplicaram o conteúdo e os alunos produziram as ilustrações temáticas. Em seguida, as ilustrações foram submetidas ao voto popular e ao voto da comissão julgadora, quando os desenhos foram escolhidos.
A terceira etapa acontece este mês, com o Dia do Grafite, acompanhado de um workshop e uma ação de grafitagem nos muros das escolas. Para finalizar a ação, as ilustrações e as obras grafitadas nos muros serão apresentadas ao público em uma exposição, prevista para o mês de novembro.
Parceria
O projeto Arte nos Muros tem a parceria da Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, patrocínio da Bayer e realização da Flamingo Comunicação, a partir da Lei Federal de Incentivo à Cultura. De acordo com a diretora de programas e projetos da Secretaria de Educação, Silvana Araújo, 14 Escolas Municipais participaram da ação, que envolveu alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
“É um projeto muito importante para a comunidade escolar, pois incentivou uma grande reflexão sobre a importância da alimentação saudável utilizando a linguagem artística do grafite que gera interesse e engajamento dos jovens. Uma alimentação saudável inclui não somente frutas, verduras, legumes e grãos integrais. Ela vai muito além da preocupação com o seu valor nutricional e envolve também valores sociais, afetivos e sensoriais, desde a escolha dos alimentos, suas preparações, as características do modo de comer e do ambiente onde são consumidos. E isso já é trabalhado periodicamente na Rede Municipal de Ensino, por orientação do prefeito Simão Durando“, explicou Silvana.