O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), do Ministério da Educação (MEC), vai contemplar 16 escolas da rede pública entre os municípios de Juazeiro e Senhor do Bonfim, na Bahia, e São Raimundo Nonato, no Piauí.
Criado em 2008, através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Pibid será levado através da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e tem o objetivo de valorizar o magistério e apoiar estudantes de Licenciatura Plena de instituições federais e estaduais de ensino superior, elevando a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação de professores da rede básica.
Ao concorrer pela primeira vez ao Edital Público do Pibid – edição 2009 -, a Univasf aprovou o projeto institucional Práxis do saber na sala de aula, composto de cinco subprojetos, sendo quatro do curso de Ciências da Natureza dos campi de Senhor do Bonfim e de São Raimundo Nonato, e um de Artes Visuais, do campus de Juazeiro. O projeto começa a ser executado ainda este mês com vigência de dois anos e aporte financeiro de mais de R$ 1 milhão.
O município de Petrolina também foi contemplado com o projeto PIBID, só que através de projeto do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (antigo CEFET) onde 02 escolas serão beneficiadas nas áreas de física e química, uma escola no bairro João de Deus e outra no bairro Coati. Nos próximos dias a Secretaria de Educação de Pernambuco e o IF Sertão Pernambucano assinam o convênio para dar início ao programa.