A Secretaria Estadual de Educação (SEE) de Pernambuco está com inscrições abertas para o processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (ETE), na modalidade médio-integrado 2018. Ao todo, estão sendo ofertadas 6.075 vagas em 23 cursos técnicos em 35 unidades de ensino. Podem participar candidatos que concluíram o Ensino Fundamental em 2017 e ter idade máxima de 16 anos no ato da matrícula.
As inscrições devem ser feitas até 12 de novembro, pelo site www.educacao.pe.gov.br, no banner ETE (https://sisacad.educacao.pe.gov.br/sissel/).
As provas serão aplicadas de 16 a 28 de novembro, conforme agendamento feito pelo estudante no ato da inscrição. O resultado da primeira classificação será divulgado no dia 7 de dezembro, no site da Secretaria. O início das aulas está previsto para 5 de fevereiro de 2018.
Entre os cursos ofertados estão Administração, Edificações, Rede de Computadores, Mecânica, Informática para Internet e Logística. A novidade é a oferta do curso de Eventos na ETE Luiz Alves Lacerda, no Cabo de Santo Agostinho, e os de Desenvolvimento de Sistemas e Guia de Turismo, na ETE Jurandir Bezerra Lins, que atenderá estudantes de Igarassu e região no próximo ano letivo. As mais de seis mil vagas estão distribuídas em polos na Região Metropolitana do Recife, Agreste, Sertão e Zona da Mata.
Enquanto isso, a Escola Técnica estadual em Petrolina, tão pomposamente alardeada pelo prefeito e governador, não passou de mais um anúncio mentiroso! E agora, quando não há mais um alinhamento político entre os dois, duvido que realmente seja concretizada a implantação dessa importante instituição de ensino.