Especialista alerta sobre perigo quanto ao uso excessivo de equipamentos eletrônicos para visão das crianças

por Carlos Britto // 12 de abril de 2018 às 16:53

Em tempos de Internet, a oftalmopediatra e estrabóloga da Unimed Vale do São Francisco, Dra.Joelma Coelho, alerta os pais para o uso em excesso de equipamentos eletrônicos como tablet, computador, celular, ou mesmo TV. Neste artigo enviado ao Blog, ela também deixa dicas importantes.

Confiram:

Nos dias de hoje vivemos conectados a todo instante, seja pelo uso de TV, tablet, smartphone ou computador. O uso excessivo desses aparelhos tem aumentado a incidência de problemas na visão. Tais aparelhos e lâmpadas de LED emitem a luz azul violeta. O efeito da radiação por fototoxicidade vai se acumulando nas células da retina, e isso causa a degeneração da mácula, área nobre da visão.

Os primeiros sintomas não se manifestam de imediato, porém qualquer sinal de cansaço ou embaçamento visual, sensação de olhos secos, irritação ocular e até coceira devem ser avaliados clinicamente. Quando estamos em contato com a tela de computadores ou celulares, piscamos menos e exercermos maior pressão para que a visão esteja focada.

Piscamos em média 15 vezes por minuto. Este é o número necessário para uma boa lubrificação lacrimal. Porém, em situações de estresse, que exigem um foco muito grande do nosso olhar, essa quantidade pode se reduzir a quatro, cinco vezes por minuto. Isso gera uma sobrecarga ocular, ou seja, a disfunção da acomodação.

O exame oftalmológico deve ser realizado aos primeiros sintomas, pois os casos de Miopia entre as crianças e jovens têm aumentado no mundo em proporção preocupante. Além da Miopia, estão surgindo novos casos de desvios oculares causados pelo esforço visual para perto.

Aqui vão algumas dicas: a cada 20 minutos de uso, olhar para longe por 20 segundos (20/20/20); reduzir o brilho da tela, adequando a luminosidade do ambiente; piscar com frequência; fazer o palming; evitar ar condicionado/vento direcionado pro rosto; uso de óculos com lentes que protegem da luz azul; e colírios lubrificantes. Crianças de 0-9 anos de idade, cujo sistema visual ainda é imaturo, não devem exceder 40-60 minutos no celular ou tablet. Evitar usar pelo menos 1 hora antes do horário de dormir, pois a luz azul interfere no sono.

Fazer atividades ao ar livre, ter um sono adequado e alimentação equilibrada também ajudam na qualidade de vida. Assim evitaremos o surgimento de novos transtornos visuais como a disfunção da acomodação, aumento da miopia e as doenças de retina. Equilíbrio, prevenção e conhecimento são chaves para uma boa saúde visual.

Dra.Joelma Coelho/Oftalmopediatra e estrabóloga – Unimed Vale do São Francisco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários