Após três residências criativas com o coreógrafo paulista Maurício de Oliveira, iniciadas em Janeiro desse ano, o Coletivo Trippé estréia o espetáculo ‘Fraturas’, um trabalho em dança contemporânea que trata da aprendizagem. O espetáculo entra em cartaz durante o mês de junho, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro (BA), em duas rodadas: do dia 16 ao dia 18 e nos dias 25 e 26, sempre às 20h.
Segundo o coreógrafo, Fraturas é um exercício de resistência e foco. “Ele propõe para o próprio intérprete uma atenção especial para cada dobradura do corpo, concatenando um movimento ao outro como se, quem executa, estivesse a desenhar no espaço sua própria presença”, explica Maurício de Oliveira.
Esse é um dos frutos do ‘Trippé Encontra’, criado pelo coletivo para gerar espaços que possibilitem a profissionalização da dança no Sertão do São Francisco. Aprovado no Edital Setorial de Dança da Bahia 2014, além das residências e da montagem de um novo espetáculo de dança, o projeto ainda promove temporadas populares por toda a região, junto com ações formativas.
Os ingressos são populares e custam apenas R$ 5,00, garantindo também o direito da meia-entrada para estudantes e público prioritário. O baixo custo do ingresso é um meio de popularização da dança, possibilitado pelo incentivo financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura da Bahia, na parceria com a Secretaria da Fazenda. (foto/Thierri Oliveira)