Neste sábado (16), Petrolina será palco para a estreia do espetáculo ‘Guardiões do Velho Chico’, uma performance visual que promete encantar o público e ao mesmo tempo conscientizar sobre a importância da preservação do Rio São Francisco. A apresentação, que é gratuita e aberta ao público, acontecerá a partir das 16h, na Orla. Ainda neste mês, o espetáculo também será levado para Santa Maria da Boa Vista (PE), Sertão do São Francisco, nos dias 23 e 24.
O projeto une dança e teatro para retratar os impactos ambientais sofridos pelo Rio São Francisco, um recurso vital para a população ribeirinha. A narrativa do espetáculo é repleta de seres encantados, divindades e personagens lendários, todos unidos em defesa do rio. Nascido em 2020, durante a pandemia do coronavírus, o espetáculo busca alertar para a degradação e instigar ações que preservem e restaurem a saúde do rio para as gerações futuras.
No dia 20 de abril, o espetáculo será reapresentado no Sesc Petrolina, como parte da programação do ‘Aldeia Vale Dançar’. Outras duas apresentações ainda serão agendadas na cidade. Além disso, o projeto pretende visitar escolas públicas da região, com foco no público infanto-juvenil. Ao final das atividades, será produzido um curta-metragem que poderá ser acessado gratuitamente.
Guardiões do Velho Chico é uma iniciativa apoiada pelo Governo de Pernambuco, através do Fundo de Financiamento à Cultura (Funcultura), e conta com o apoio cultural do Sesc Petrolina. A direção é de Elielci Barros e Pedro Lacerda, com colaboração criativa de Eliza Oliver e coordenação de produção de Rafa Moraes. Para mais informações sobre o grupo performático, é só acessar @guardioesvelhochico nas redes sociais.