O Centro de Cultura João Gilberto receberá neste final de semana a obra “Bacantes”, um espetáculo-performance montado a partir do texto original (de Eurípedes) e de algumas narrativas que versam sobre o caos do mundo sexual e as castrações sociais. O responsável por trazer a peça para Juazeiro (BA) é o grupo de teatro Rizoma.
Depois de estrear em Jacobina (BA), em outubro de 2017, o espetáculo chega a Juazeiro com algumas adaptações para três sessões especiais, que acontecerão na sexta (11), sábado (12) e domingo (13), sempre às 20h.
O espetáculo traz Antonin Artaud para o debate da reconstrução corporal a partir da fuga de seus automatismos, bem como os lugares do sagrado e profano. Além disso, oferece ao público reflexões sobre a marginalidade do corpo, das identidades sexuais, questiona as invenções sociais para educação do corpo-consciência, e assim, numa tentativa de revelar um corpo-deus, mostra os ossos por fora da carne, deixando fluir todas as suas dimensões interiores e, portanto, dionisíacas.
As cenas são um convite para aqueles que, ao comer e beber do banquete de Dionísio, estarão imersos numa desmontagem do seu corpo consciência. Mais detalhes sobre como adquirir ingressos estão no serviço do espetáculo, disponibilizado pelo Blog.