Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (SEDURBHS) da prefeitura notificaram em Petrolina, nesta semana, 12 estabelecimentos comerciais por descartar o lixo no canteiro central da Avenida São Francisco, na Areia Branca, zona leste da cidade. Tal prática não é permitida.
Com a notificação, os comerciantes ficam advertidos que os resíduos devem ser depositados em frente ao estabelecimento, devidamente acondicionados e nos dias e horários previamente informados pela Secretaria Executiva de Serviços Públicos. No bairro, a coleta acontece de domingo a domingo, duas vezes ao dia. Em caso de reincidência, os estabelecimentos notificados poderão ser multados.
De acordo com o Código de Postura do município, Lei nº 10/1983, o lixo deve ser depositado pelos usuários em recipientes fechados para ser recolhido pelo serviço de limpeza pública. O descarte indevido de materiais é prejudicial ao meio ambiente e também uma questão de saúde pública, visto que os resíduos orgânicos descartados de forma inadequada podem atrair animais vetores de doenças.