No próximo mês usuárias do SUS poderão fazer, na sua própria região, cirurgia de alta frequência para retirada de lesões do colo do útero que têm chances de evoluir para câncer.
A promessa é da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, que está comprando aparelhos para o procedimento e iniciou ontem (09) a capacitação de 24 médicos de hospitais regionais. Hoje, quem precisa do tratamento é obrigado a se deslocar à capital ou a cidades pólos, como Caruaru e Petrolina.
A gerente de Saúde da Mulher, Ana Renata Lemos, explica que a descentralização faz parte do plano de prevenção do câncer do colo do útero, doença que mata por ano 200 pernambucanas.
O Estado conta com cinco aparelhos de CAF, mas a perspectiva é que até o fim deste ano mais seis sejam enviados aos hospitais regionais.
VAI… no dia de São Nunca, à tarde.
Descentralizar? Isso é uma piada?!
Num Estado tão provinciano como Pernambuco, só se for no dia de são nunca, às 25 horas!
O Governo de Pernambuco, de forma cínica, comemora a descentralização dos serviços do DETRAN. Uma vez por mês técnicos/doutores/sabichões do Detrans vão ao “INTERIOR DA PROVÍNCIA” emitir carteiras de motoristas, como diz o governo no site do DETRAN “interiorizando os serviços do Detrans”.
É ou não é uma piada de mau gosto!
Acho que o Governo do Estado acha que o normal é você sair de Petrolina e ir até a “capital da província” pra tirar sua bendita habilitação.
Por isso que a minha eu tirei em Juazeiro, demorou apenas 15 segundos, e recebi com 15 dias!
Já em Petrolina…