A publicação de um novo decreto de emergência para os municípios afetados pela estiagem prolongada foi um dos assuntos discutidos na tarde desta segunda-feira (15) durante a 21ª reunião do Comitê Integrado de Enfrentamento da Estiagem – Operação Seca, na sede do IPA.
O secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Ranilson Ramos, coordenador do Comitê, explicou que os decretos têm prazo de seis meses e que os do Sertão expiram no próximo dia 30 de outubro. “Vamos agilizar a entrega da documentação necessária a ser enviada à Codecipe, que por sua vez encaminhará a solicitação ao Governo Federal para a publicação do estado de emergência para mais 180 dias, garantindo dessa forma que as ações emergenciais continuem atendendo a população atingida pela estigem”, disse.
O Comitê também aprovou a publicação ainda esta semana de um Grupo de Trabalho (GT) para agilizar a entregra de caixas d´águas e filtros a comunidades remotas que não tem onde armazenar água. O GT será composto por por representantes do IPA, da Secretaria de Saúde, da Casa Civil/Defesa Civil, Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável(CMDRS), além de um representante das prefeituras municipais. (da Ascom/SARA)
Cadê o milho da CONAB secrtário Ranilson Ramos dê uma resposta ao povo!
as ajudas até agora em santa filomena só em reportagem, milho só quando chuver, salarios de caminhões contratado pelo ipa tem alguns que esta com 9 meses sem receber, o aumento parece uma piada, de 1,40 para 1,60 pagando no dia que bem quiser e o povo passando sede tendo que compra agua em longa distancia, agora o estado colocou gps nos caminhões deveria colocar no dinheiro que não chega no dia certo, agora porque não sei, só sei que a falta de compromisso é muito grande.