Estrutura do Semiárido Show em Petrolina é ocupada pelo MST

por Carlos Britto // 31 de julho de 2023 às 12:00

Foto: Reprodução/WhatsAppp

Famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) ocuparam, na manhã desta segunda-feira (31), uma estrutura do Semiárido Show, evento da Embrapa Semiárido que iniciará amanhã (1º) em Petrolina. O grupo já tinha invadido a área da Embrapa em abril, como este Blog mostrou.

De acordo com o MST, a reocupação durante o evento tem como objetivo chamar a atenção das autoridades sobre a emergência da implementação da Reforma Agrária, considerando que desde as negociações com os órgãos competentes, não houve avanço nas pautas e os acordos ficaram estagnados.

Nós elegemos o governo Lula e precisamos que o ministério cumpra seu papel em atender as demandas da reforma agrária e possam cumprir as políticas voltadas para os movimentos sociais, e não somente servir aos interesses do agronegócio”, menciona Jaime Amorim, da direção do MST no Estado.

Em nota, a direção do MST em Pernambuco informou os motivos da reocupação da área. Acompanhe:

Quando as famílias Sem Terra ocuparam área da Embrapa em Petrolina, durante o Abril de Lutas, foi mais um ato de alerta à falência desta unidade que deveria ser referência no semiárido. Além disso, houve o objetivo de denunciar o descaso onde a mesma obtêm dois mil hectares de terra na região e não ocupa de forma estruturada. A área está há anos ociosa.

A partir da ocupação que ocorreu em abril deste ano, os órgãos de governo propuseram alternativas para solução do conflito. Os pontos principais da pauta que foram pactuados com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) foram os seguintes:

1.a) Nós iríamos desocupar a área, desde que parte dos dois mil hectares de terras fossem destinados para reforma agrária, onde a partir da Embrapa, iriam realizar um levantamento da quantidade de hectares necessários para pesquisa.

1.b) O governo iria repassar áreas para assentar as famílias da ocupação; fazer levantamentos de áreas da CODEVASF, CHESF e DNOCS e demais terras públicas para fins de reforma agrária na região.

1.c) Recriar de imediato a Superintendência do INCRA de Petrolina como instrumento de fortalecimento da reforma agrária na região.

A direção do Movimento de Pernambuco fez dois acordos para poder contribuir com o processo, primeiro foi com o MDA, no dia 19 de abril, para resolver o problema das famílias que estavam acampadas em Petrolina, portanto já fazem 4 meses desse acordo, que tinha como intenção principal: distensionar a situação em Petrolina, resolver o problema do acampamento e ao mesmo tempo permitir que a Embrapa pudesse realizar o Semiárido Show, que é a única coisa que existe na área da

Embrapa.

O MDA rompeu com todos os acordos e tenta fazer o Semiárido Show sem cumprir nada do que foi acordado para resolver a questão das famílias acampadas.

Não queremos atrapalhar o Semiárido Show, mas ao mesmo tempo não vamos permitir que seja realizado se não for cumprido o mínimo do mínimo, para que a gente possa organizar as coisas e as famílias no mínimo possam ser assentadas.

Nós estamos em uma situação em que os conflitos são eminentes por todo o Estado. Conflito em Amaraji, conflito iminente sobre a área São Gregório, em Gameleira, nas Usinas Maravilha e Santa Tereza, na mata norte e litoral norte.

Aguardamos a presença do Governo Federal através do MDA e do Incra, que estarão presentes no Semiárido Show em Pernambuco, e continuaremos com o processo de luta para garantir pelo menos aquilo que é trivial, para que o MDA possa atender as famílias Sem Terra do Estado de Pernambuco.

Direção do MST em Pernambuco

Estrutura do Semiárido Show em Petrolina é ocupada pelo MST

  1. Ivan disse:

    Bando de vagabundos,que não querem trabalhar ,e sim sugar o suor de quem trabalha.

  2. Paulo disse:

    Os vagabundo que não querem trabalhar só quer baderna e roubar o patrimônio dos outros

  3. Manoel disse:

    É lamentável que ocorra essa invasão num evento tão importante para a agricultura em geral e também a agricultura familiar. É um momento onde assentados também tem oportunidade de expor suas realizações. É preciso que se conheça a Embrapa em todas as suas dimensões, a importância que ela tem para toda a agropecuária brasileira, tanto dos pequenos, médios e grandes produtores. É de se compreender a luta do MST por Reforma Agrária num país onde há tão injusta concentração de terras. Mas o papel da Embrapa está sendo cumprido na forma de transferência de tecnologia para a sociedade. Ela não deve ser punida se é a grande salvadora da agricultura e da pecuária brasileira. Nesse evento, é uma grande oportunidade para a sociedade ver de perto o grande significado da Embrapa para o Brasil. Espero que a organização do movimento entenda essa importância e de forma pacífica exerça seu direito de voz, sem impedir a realização desse evento de interesse de toda a sociedade brasileira.

  4. Macedo disse:

    É uma vergonha e imoral a situação de nosso país no momento atual, onde só a bandidagem e a corrupção reina sem precedentes

  5. Cheldon Chyrlan Cavalcanti disse:

    Balas de borracha nestes vagabundos!

  6. Severino leite Diniz Diniz disse:

    Vagabundos sao os governantes que juraram a constituição que diz que e obrigaçao da união fazer a reforma agraria e trai o juramento nao cumpre um paiz que se nega a distribuir suas terras de forma equitativas para os seus cidadãos que querem viver dela e nelas nao merece respeitoviva o mst.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Professora Mary Belgium , a mãe dos estudantes de Petrolina.