Estudante diz que Facape “vira as costas” para alunos que perdem disciplinas

por Carlos Britto // 22 de julho de 2014 às 10:33

FacapeO estudante de direito Andrey Amorim não está nada satisfeito coma atenção que tem recebido da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina(Facape). Em contato com o Blog, Andrey reclama da oferta de disciplinas e diz que a instituição não estaria dando o devido suporte aos alunos que perdem alguma matéria.

Acompanhem:

Venho fazer uma reclamação contra a Facape. Sou aluno de Direito e no semestre passado perdi uma matéria. Quando foi no período de matrícula, simplesmente a Facape praticamente não disponibilizou vagas para várias matérias, isso devido também a uma mudança que ocorreu na semana passada, em que ela estabeleceu um limite de 50 alunos por sala.

Isso é um absurdo. Se a gente perde matéria, a instituição deveria nos dar o suporte para que pudéssemos pagá-la, até porque é particular. Pago todos os meses uma mensalidade cara e nunca atrasei um mês sequer. Bom, essa é a situação caótica da Facape: se os aluno perde alguma matéria ela simplesmente vira as costas pro aluno.

Andrey Amorim/Estudante 

Estudante diz que Facape “vira as costas” para alunos que perdem disciplinas

  1. Ex-aluna disse:

    Aluno de Direito, a FACAPE não é particular. É uma autarquia municipal. Como o município não tem o dever constitucional de fornecer educação superior (art. 211, §2º, CF), ela é mantida com as mensalidades dos alunos.

  2. Aluna disse:

    Nós pagamos, e pagamos caro, pra nada! A FACAPE só vem piorando com o tempo. Não temos qualidade de ensino, não temos uma boa coordenação, nunca temos atendimento quando necessário, perdi a conta de quantas vezes faltou energia nessa FACAPE semestre passado. Wi-fi só funciona quando quer. E será que eu preciso falar dos professores? Ou me colocaria melhor chamando-os de “donos do mundo”? É bem isso que parece. Professor que não tem vontade de dar aula e muito menos capacidade de elaborar e corrigir uma prova de forma coerente. (Sem generalizar, claro). Essa falta de compromisso com os alunos não é de hoje não!

  3. Paulo disse:

    Certo é uma autarquia, mas nós alunos pagamos e ninguém vem costear as nossas mensalidades e mais que direito nosso reclamar, Sou do Curso de Computação e eu e os colegas do colegiado sofre com isso e ate pior, porque não temos direito de pagar disciplina em outro turno, a partir do 6º Período, a gestão com sua irresponsabilidade e falta de compromisso são os verdadeiros culpados por isso.

    1. Jair Lima disse:

      Quem está sofrendo mesmo é o português. Tudo bem, não se deve exigir tanto, em se tratando de exatas.

      1. Felipe disse:

        Um pequeno erro de concordância. Deixa de ser retardado, não está vendo que foi um erro de digitação?!

  4. Maicon disse:

    Isso é verdade!! Se perder uma disciplina no primeiro ou segundo período, então… Tá ferrado! É capaz de chegar no 8° período com elas pendentes por falta de vaga… A faculdade tem que ter consciência que possui grande parcela do seu corpo discente que não tem tanta disponibilidade para estudar o necessário, e termina perdendo matéria mesmo…Isso é fato, e a instituição precisa ter estratégia pra isso…

  5. EX ALUNO disse:

    PÚBLICA OU PARTICULAR, O FATO É QUE OS ESTUDANTES DE PODER AQUISITIVO MENOR TÊM QUE SE ESFORÇAR PRA PAGAR UMA MENSALIDADE CARA. A FACAPE NOS ÚLTIMOS ANOS VEM CAINDO BASTANTE NO QUESITO QUALIDADE. ATE O PERÍODO DE VALDENOR RAMOS CRESCEU EM TODOS OS ASPECTOS, DEPOIS DAÍ ESTAGNOU. A FACAPE JÁ DEVERIA SER UM CENTRO UNIVERSITÁRIO, MAS A POLÍTICA TEM PREJUDICADO SUA AUTONOMIA. A FACAPE PRECISA SE DESVENÇILHAR DA PMP.

  6. Rafael disse:

    Estou extremamente decepcionado com essa faculdade. É muito mal administrada por pessoas desinteressadas e descomprometidas com a educação. Muitos dos professores se orgulham da fama que possuem de “carrascos” e reprovam alunos pelos motivos que os convêm. Nem coordenação, nem direção se preocupam com os alunos, que por sua vez têm que se submeter ao monopólio que a faculdade tem sobre o curso de direito em Petrolina. No dia que tivermos uma alternativa, essa faculdade fecha as portas e a prefeitura vai perder a “boquinha”.

    1. Cuspindo no prato disse:

      Já existe a FASJ. Duvido que alguma ofereça o curso de Direito com mensalidade inferior a FACAPE.

    2. Diana disse:

      Exatamente, Rafael. Estamos precisando de opções, seja Faculdades ou Centros Universitários. As organizações comerciais precisa de concorrência. Neste caso em particular, qualquer uma que dê um pouco mais de atenção aos alunos e ao modelo de gestão correta, tirará o monopólio da FACAPE bem rapidinho.

      1. Diana disse:

        Correção da concordância no comentário anterior: “… A organizações comerciais precisam de concorrência.”

  7. carlos disse:

    Essa administração municipal eu considero muito fraca.

  8. Fábio Evangelista disse:

    Ótima Faculdade, porém fica cada vez mais claro que a administração está a cada dia pior, e o que está tirando o brilho e eficiência desta entidade que tanta gente já formou!
    É preciso melhorar a administração, para que a faculdade funcione melhor, pois tem bons professores e comprometidos com o saber, É PRECISO OUVIR OS ALUNOS QUE DÃO VIDA A ESSA FACULDADE, OU ENTÃO JÁ VIU!!!

  9. Leonardo disse:

    ISSO É UM ABSURDO, UMA AUTARQUIA QUE DISPONIBILIZA DUAS VEZES POR ANO, A ENTRADA DE 150 ALUNOS NO CURSO DE DIREITO, NAO QUER DISPONIBILIZAR 10 A 15 VAGAS, PRA QUEM JÁ É DA CASA, PRA QUEM JA TA LA DENTRO BATALHANDO, PRA QUEM TA PAGANDO CORRETAMENTE AS MENSALIDADES, QUE POR MOTIVOS MAIORES, ÀS VEZES PERDE NUMA DISCIPLINA E NAO PODE CURSA-LA NOVAMENTE. FALTA DE RESPEITO

  10. Cuspindo no prato disse:

    Se a FACAPE fosse gratuita, menos de 1% dos atuais acadêmicos estariam estudando na Instituição. Dêem graças a Deus ter uma faculdade paga, de valor razoável.

    1. Diana disse:

      A questão não é pagar valor razoável, Cuspindo no prato. O que se questiona é oferta ou não de disciplinas. Pelo que entendi, os alunos estão satisfeitos com suas respectivas mensalidades, mas acreditam que, se estão pagando, têm o direito de estudar. Se não há oferta de disciplinas, pq pagar mensalidades, sendo elas com valores razoáveis ou não?!

      1. Cuspindo no prato disse:

        Então vc não entendeu nada. O tema trata de alunos que foram reprovados e querem pagar a disciplina no curso de férias. Se a FACAPE não oferece, certamente não está cobrando nada.

  11. ELDER SOUZA disse:

    NÃO SÓ ALUNOS QUE PERDEM MATÉRIAS MAIS ALUNOS QUE FAZEM TRANSFERÊNCIA EXTERNA QUE FICAM NA MESMA SITUAÇÃO SÓ PODE SE MATRICULAR DEPOIS QUE TODOS OS OUTROS QUE ESTÃO REGULAR COM AS DISCIPLINAS,NO MEU CASO MESMO FIZ TRANSFERÊNCIA EXTERNA E SÓ CONSEGUI ME MATRICULAR EM 2 MATÉRIAS NA FACAPE SENDO QUE TENHO QUE PAGAR O MESMO VALOR DE QUEM ESTA MATRICULADO EM 5 MATÉRIAS,UMA VERGONHA O QUE ESTA ACONTECENDO.

  12. Natassia disse:

    É um absurdo, estabeleceram o limite de 50 alunos por vaga, no entanto tem disciplinas com 66 alunos matriculados, se foi aberta a exceção para 16 alunos a mais, porque não abrir vaga para o resto??? Abra turmas extras !!!! Tudo nesta faculdade não funciona, as decisões tomadas pelas coordenações dos cursos nunca são para beneficiar o aluno. A pessoa perde a disciplina com determinado professor, quando consegue, só pode repetir a matéria com o mesmo professor. Nos obrigam a permanecer em sala para a assistir a aulas inúteis (não digo todas), porque certos professores vão pra lá LER SLIDES (que na minha opinião é totalmente antididático e deveria ser banido), ou seja, nem se dão a trabalho de ensinar !!! Acho que faculdade está caminhando para o retrocesso.

  13. Selmara disse:

    Concordo totalmente com a reportagem. A FACAPE realmente “vira as costas” para os alunos que perdem matéria. E não só com eles, os alunos que vem transferidos de outras faculdades que não tem a mesma grade de matérias que a FACAPE, também sofrem com isso.

  14. Direito disse:

    Estão achando ruim? A uneb tem os mesmos problema, que geralmente ainda são agravados pelo fato de só ter uma entrada anual de alunos, quantidade menor de professores, um turno de ensino e estrutura precária. Aluno que perde matéria tem que aprender que os erros na faculdade custam caro, apenas se esforcem e estudem.

  15. Aluno esforçado disse:

    É isso mesmo. Se as vagas estão limitadas a 50 por disciplina. Como é que se explica uma coisa? Eu entrei no módulo de matrícula e vi que em uma disciplina já referenciada acima já haviam 66 matriculados. Como pode? Se a visualização de vagas ocupadas abre para todos os solicitantes na mesma hora? Quer dizer que aqueles que fizeram requerimento o fizeram em um segundo e todos foram deferidos em um segundo também? Entre 13:00 e 13:01? Que palhaçada é essa? Abram turmas extras. Em um ou 2 semestres letivos isso resolveria muita coisa e a FACAPE não estaria sendo tão mal falada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários