Um estudante entrou em contato com este Blog para pedir explicações sobre a questão da meia-passagem entre Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Sem se identificar, ele alega que o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do Vale do São Francisco (Setranvasf) tem negado o direito ao benefício dentro do município, e que estão tendo apenas o direito ao transporte interestadual. Ele informa ainda que estaria pagando a passagem inteira.
Em nota, o Setranvasf explicou que segue rigorosamente as leis municipais de Petrolina e de Juazeiro.
Acompanhem:
O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do Vale do São Francisco – Setranvasf informa que cumpre rigorosamente as leis municipais de Petrolina e de Juazeiro. No caso em questão, a lei estabelece que o estudante matriculado regularmente em uma instituição de ensino tem direito à meia-passagem apenas no deslocamento na cidade em que ele reside.
O Setranvasf é totalmente favorável ao estudo recente da Univasf, que mostra a necessidade de um consórcio interfederativo para administrar as operações de transporte nas cidades de Petrolina e Juazeiro. Não se pode pensar em cidades isoladas, pois o Vale do São Francisco é uma região com muita similaridade em vários aspectos.
O que ocorre hoje é que, como são dois estados distintos, há legislações diferentes. Há pontos e linhas que ligam as duas cidades, porém – citando como exemplo – a linha interestadual não pode adentrar o município. Nosso papel é envidar esforços para que o Consórcio que una as cidades dos dois estados seja criado o mais breve possível.
Setranvasf/Ascom
Bom dia, Carlos.
Muito feliz o questionamento do usuário de transporte coletivo, e tão feliz quanto é a sugestão do SETRANVASF no que tange à criação de um Consórcio Interfederativo de Mobilidade Urbana. Trata-se de uma ação, que se efetivada, vai superar problemas históricos e complexos em nossa região sobretudo no campo do Transporte público.
Sigamos cultivando esta ideia!
Também acho um absurdo, procurei informações para meu filho que mora em Petrolina e estuda em Juazeiro. Me informaram também que teria que pagar inteira.
ja fui na sentravasf, com esse mesmo questionamento e la fiquei sabendo que o que implica e uma lei do municipio de petrolina que acaba que nao libera a meia passagem. Todo problema esta no municipio de Petrolina.