Aflita por não conseguir realizar a matrícula na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais (Facape) por não ter como quitar um débito de R$ 3 mil, a estudante Silvani Souza apela à sensibilidade da presidência da instituição e à prefeitura para facilitar o pagamento. Confiram seu desabafo:
Venho, através desse Blog, fazer um desabafo. Sou estudante de Direito da Autarquia Educacional do Vale do São Francisco/Facape, da cidade de Petrolina, desde 2017. Sempre fui assídua com meus compromissos junto à Universidade, porém após a pandemia da Covid-19,perdi praticamente meu emprego e fiquei sem ter uma renda fixa novamente.
Mesmo depois de todos esses meses parada a economia, agora com a retomada das atividades e comércio em Petrolina ,ainda assim não consegui, como muitos, um equilíbrio financeiro e por isso não consegui pagar os meus débitos junto à Facape. Eles estão com um programa de recuperação de crédito e ajuda aos estudantes que estão com dificuldades, assim como eu, porém na hora de parcelar a dívida eles estão pedindo quase 3 mil reais a uma pessoa que perdeu o emprego e seu meio de sobreviver, e vive de auxílio emergencial no momento, pois trabalhava como microempreendedora e, por conta dessa pandemia, o meu negócio se afundou e não estou conseguindo infelizmente retomar novamente pela falta de dinheiro.
Sou estudante de Direito do 5° período e estou sendo impedida de fazer a minha matrícula, pois eles só aceitam se eu pagar essa quantia. Meu Deus, eu me pergunto onde vou arrumar esse valor no momento como esse.
Então deixo aqui meu lamento e questionamentos para que as autoridades competentes possam nos ajudar, pois no momento somos uma classe vulnerável a essa situação e desejamos que nossas autoridades competentes possam nos ajudar a retomar nossos estudos e nossos sonhos novamente e possam fazer valer a nossa voz.
Silvani Souza/Estudante
isso e um absurdo ter que se humilhar para pôde estudar brincadeira já não basta a mensalidade e eles ainda cobrar renovação de matrícula e roubar o ser humano mesmo
Pois é estou impedida de voltar a estudar por conta desse débito, ja tentei falar com eles apelei e nada.As aulas ja começaram desde ontem e não posso me matricular, e isso é frustrante.
ok obrigado boa
mim desculpa tem horas que e revoltante o Brasil