A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEDUCE), proporcionou uma experiência única para 1.400 estudantes da rede municipal de ensino: a oportunidade de assistir ao espetáculo teatral “O Camaleão e as Batatas Mágicas”, produzido pela Cia 1º Ato.
A peça, inspirada no texto da escritora Maria Clara Machado, apresenta temas importantes e valores como a generosidade e a valentia. A história do vovô Felício, um cientista que criou uma fórmula para plantar batatas em terreno árido, oferece uma nova alternativa para resolver o problema da fome do país. Só que a descoberta desperta o interesse de pessoas interessadas em riquezas.
A maioria dos alunos teve a oportunidade de estar em um teatro pela primeira vez. A professora da Escola Professora Maroquinha, Leonora do Nascimento, ressalta que o objetivo do trabalho “é continuar fortalecendo e fomentando o interesse dos alunos em aprender nos mais diversos espaços e através de múltiplas ferramentas”.
O teatro traz a ludicidade e a mensagem passada na história da peça é muito importante para a construção moral das crianças. De acordo com a SEDUCE, é essencial criar essa ponte com a cultura e arte, para que os estudantes possam entender que é possível se divertir e também aprender, somando conhecimentos importantes para a vida. No mês de abril, a Prefeitura de Petrolina levará mais alunos para o teatro, para assistir à peça “Morte e Vida Severina”.