A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) será representada pela quinta vez consecutiva na etapa final da regional sul-americana do International Collegiate Programming Contest (ACM), competição mundial de programação. A equipe, composta pelos estudantes do curso de Engenharia da Computação Caíque Mariano, Leonardo Prado e Victor Marcílio de Araújo e coordenada pelo professor Marcelo Linder, foi classificada entre as 61 equipes que representarão o Brasil.
Na primeira etapa da regional sul-americana, foi realizada uma seletiva em cada país. No Brasil, a 19ª Maratona de Programação aconteceu no dia 13 de setembro com a participação de 643 times, de 199 universidades diferentes, em 41 sedes. Nessa etapa, os estudantes tiveram cinco horas para resolver o maior número possível de 11 problemas apresentados. As provas aconteceram simultaneamente em todas as sedes.
A etapa final da regional acontecerá em 8 de novembro, na Universidade de Fortaleza (Unifor), Ceará. Simultaneamente, também serão realizadas provas em outros países da América do Sul, entre os quais a Argentina. Segundo o professor Marcelo Linder, a quantidade de equipes classificadas para a Final Mundial, que acontecerá no Marrocos em maio de 2015, será determinada de acordo com o desempenho das equipes.
A Maratona de Programação, que existe desde 1996, surgiu das competições regionais classificatórias do ACM. Promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) em parceria com a Fundação Carlos Chagas, a maratona é destinada a estudantes de graduação e início de pós-graduação da área de Computação e afins. As informações são da assessoria.