Um grupo de estudantes com idades entre 6 e 12 anos promete movimentar a Praça da Mônica, no Bairro do Alagadiço, em Juazeiro (BA), na manhã da próxima terça-feira (28). Alunos do 1º ao 5º ano da escola municipal Nossa Senhora das Grotas lançarão a primeira edição do jornal ‘Notícias Escolares’. O evento está previsto para as 8h30.
A publicação colorida, com quatro páginas em tamanho ofício, tem uma tiragem inicial de 5 mil exemplares e será distribuída gratuitamente com a comunidade escolar e os vizinhos do bairro. O conteúdo das matérias, feitas pelos próprios alunos com a supervisão da direção da escola, traz temas bastante atuais que tratam de questões como a inclusão social, direitos estudantis e linguagens artísticas.
“O jornal Notícias Escolares é um projeto de toda uma equipe atenta às oportunidades de transformar a educação das crianças numa tarefa divertida e prazerosa. A ideia é que ele ganhe, cada vez mais, um caráter pedagógico, trabalhando a autonomia e autoestima das crianças”, comenta Joedson Silva, analista em educação tecnológica. Ele é um dos articuladores do projeto ao lado de Katiane Soares (gestora), Vanderleia Lopes (coordenadora pedagógica) e o estudante de Jornalismo da Uneb, Thiago Santos (produtor voluntário).
Para viabilizar o projeto, permitindo principalmente a distribuição gratuita, o jornal recebeu o apoio da Agrovale, Banco Cooperativo Sicredi e Vidraçaria Juazeiro. De acordo com o diretor Financeiro e TI da Agrovale, Guilherme Colaço Filho, o ‘Notícias Escolares’ já nasce com boas perspectivas de futuro. “Compartilhamos esta iniciativa pelo cunho pedagógico, que incentiva programas diversos, atividades e eventos realizados dentro e fora da escola durante todo o ano letivo, possibilitando a partilha de conhecimentos em diversas áreas do saber“, pontuou.
Durante a festa de lançamento, em meio às comemorações do Mês da Consciência Negra, estão agendadas apresentações culturais dos alunos, participação musical do cantor Rogério Leal e a entrega de certificados para as empresas ‘Amigas da Escola’. (Fonte/foto: CLAS Comunicação)