Dez estudantes da rede estadual de colégios de Juazeiro e Sobradinho, no norte baiano, ganharam bolsa de pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) – ação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), realizada em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Os alunos foram selecionados graças à relevância social dos projetos de pesquisas desenvolvidos em sala de aula durante o ano letivo 2016, no âmbito do ‘Ciência na Escola’ – projeto estruturante da Secretaria da Educação da Bahia.
As experimentações científicas terão continuidade a partir do mês de março, quando os bolsistas passarão a frequentar a Univasf, no turno oposto à aula regular. Em contrapartida, os professores da universidade frequentarão às escolas desses estudantes, por meio dos Clubes de Ciências de cada unidade envolvida, com o objetivo de contribuir com o processo de ensino e aprendizagem.
Os estudantes foram selecionados por especialistas da Univasf durante a 1ª Mostra de Iniciação Científica do Sertão do São Francisco, realizada em setembro do ano passado, envolvendo estudantes das escolas estaduais da área do Núcleo Regional de Educação 10 (NRE-10). Além de trabalhos na área de Ciências Humanas, os estudantes apresentaram projetos nas áreas de Ciências Exatas e da Natureza.
Os primeiros colocados por área são os seguintes:
Ciências Humanas: Visão Além do Alcance – Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves dos Santos (Codefas) – Juazeiro;
Ciência Exatas: Valorização Sustentável do Bioma Caatinga – Colégio Estadual Rui Barbosa – Juazeiro;
Ciências da Natureza: Veículo Lançador de Sementes – Acompanhamento, Mapeamento e Recuperação de Áreas Degradadas – Colégio Estadual Maria José de Lima Silveira – Sobradinho.