Estudantes de Jornalismo em Juazeiro buscam apoio para representar o Vale do São Francisco em Congresso Nacional de Comunicação

por Carlos Britto // 16 de agosto de 2018 às 20:50

Estudantes do curso de Jornalismo da Uneb, em Juazeiro. (Foto: Divulgação)

Estudantes e recém-formados do curso de Comunicação Social/Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro, estão em busca de apoio para representar o Vale do São Francisco na edição nacional do Intercom, maior congresso de comunicação do país, que acontecerá em Joinville (SC) entre os dias 2 e 8 de setembro.

Os estudantes foram premiados na etapa nordestina do Expocom (evento que aconteceu dentro do Intercom Nordeste, realizado na Uneb, no último mês de julho) e, com isso, foram selecionados para concorrer ao prêmio nacional. Porém, três desses trabalhos correm o risco de não serem apresentados durante o Intercom, já que os estudantes estão enfrentando dificuldades para custear o deslocamento até o Congresso.

A estudante Jayanne Rodrigues e os recém-formados João Pedro Ramalho e Cora Macedo buscaram, inicialmente, o apoio da Uneb para a garantia das passagens, porém, segundo eles, a instituição alegou falta de recursos devido aos cortes orçamentários feitos pelo governo estadual.

Por isso, os estudantes decidiram mobilizar a comunidade do Vale do São Francisco para contribuir com a concretização do principal objetivo, que é tornar a ida ao Congresso possível através da compra das passagens aéreas. A meta é alcançar aproximadamente R$ 3.500,00. A graduanda em Jornalismo e os dois recém-formados no curso também estão abertos para contribuições de outras formas por parte das pessoas interessadas em ajudar, mas que não possam colaborar financeiramente.

Trabalhos

Um dos trabalhos que concorrerá ao prêmio nacional do Expocom se intitula “Vazio das Águas: vidas submersas, identidades forjadas”, de João Pedro Ramalho. A produção aborda os efeitos da construção da Barragem de Sobradinho (BA) sobre os moradores de uma comunidade no interior de Sento-Sé (BA) e já foi laureada mais de uma vez em 2018. Além de ser considerado o melhor do Intercom Nordeste na modalidade “Jornalismo Literário e/ou de Opinião”, “Vazio das Águas” foi um dos sete Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) de todo o país premiados com a seleção para o 13º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, realizado em São Paulo no mês de junho.

Jayanne Rodrigues irá concorrer na modalidade “Reportagem em Radiojornalismo”, com o trabalho “Mulher da vida: é preciso falar”. A radiorreportagem retrata a situação de mulheres em situação de prostituição no município de Juazeiro, a fim de promover o debate sobre a violência sofrida pela mulher prostituta.

Por fim, a série de reportagens televisivas “Na rota do sisal: a fibra do Sertão”, de Cora Macedo, trata da cultura do sisal no Interior baiano, desde a plantação até a comercialização, e irá buscar o prêmio nacional na modalidade “Produção laboratorial em videojornalismo e telejornalismo”.

Doações

O prazo até a data de início do congresso é curto, mas os estudantes acreditam na boa vontade da comunidade em ajudar. As pessoas interessadas em contribuir podem entrar em contato através dos e-mails joaopramalhom@gmail.com e jayyrodrigues21@gmail.com e dos telefones (74) 98805-8297, (74) 99108-1536 e (87) 98841-1974.

Eles também disponibilizaram contas bancárias para depósitos e transferências.

Caixa econômica
Titular: Jayanne Rodrigues Sousa
Agência: 3443
Operação: 013
Conta-poupança: 00005455-0

Banco do Brasil
Titular: Thiago Elias Santos Silva
Agência: 228-3
Conta-poupança: 38654-5
Variação: 51

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários