No Dia Nacional da Consciência Negra (20 de Novembro), celebrado oficialmente nesta segunda-feira, estudantes da rede municipal de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) participaram de várias atividades voltadas a homenagear Zumbi dos Palmares, líder histórico que representa a luta do povo preto no país por direitos iguais.
Em Petrolina, as instituições de ensino desenvolveram trabalhos voltados à valorização desta cultura, com danças, oficinas, exibição de filmes, concurso de desenho e poema, desfiles afro-brasileiros, podcast, rodas de capoeira, apresentações culturais, entre outras atividades que vão além dos muros das escolas.
Já na cidade baiana, estudantes da Escola Municipal Estação do Saber José Carlos Tanuri tiveram uma manhã diferente, com apresentações de dança, música, arte e cultura africana. O conteúdo vinha sendo trabalhado no projeto ‘Viajando na estação, eu giro o mundo e construo saberes’, desde o início do ano letivo. No sábado (25), a Estação do Saber dará continuidade à atividade, com a Feira Black, uma exposição de pratos típicos da culinária africana e da influência afro no Brasil.