Em Petrolina, 58 estudantes da rede municipal destacaram-se pelo resultado conquistado na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), em 2021. Em sua 16ª edição, a OBMEP divulgou esta semana a lista de alunos premiados na avaliação, que reuniu 17,7 milhões de estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas. A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEDUCE), irá realizar de forma simbólica, no mês de fevereiro, a cerimônia de premiação com data ainda a ser definida.
A Rede Municipal de Ensino totalizou seis medalhas recebidas, sendo duas de prata e quatro de bronze, além de 52 menções honrosas. Os estudantes André Luiz Nogueira Amorim, da Escola Municipal José Cícero, e Rebeka Amorim Ferreira, da Escola Municipal Eduardo de Sousa, conquistaram medalhas de prata. Já os ganhadores da medalha de bronze são os alunos Juan Pablo Barbosa, da Escola Paulo Freire; Allan Santana, da Escola Olavo Bilac; Mateus Gilsivan, da Escola Santa Terezinha, e José Augusto Coelho de Amorim, da Escola João Rodrigues de Macêdo.
A Olimpíada Brasileira de Matemática é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e também privadas, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), contando com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O evento é promovido com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
A OBMEP foi criada em 2005 para estimular o estudo da matemática, identificar talentos na área, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, além de incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional. Mais informações podem ser encontradas no portal oficial da premiação OBMEP.