A falta de estrutura em um trecho da BR-232 motivou estudantes e funcionários do IF Sertão-PE a paralisarem as atividades nesta sexta-feira (28) em Salgueiro (PE), no Sertão Central. O trecho dá acesso ao campus e estaria totalmente abandonado, sem estrutura e sinalização.
O movimento ganhou força após a morte de uma aluna, vítima de acidente de moto na tarde de ontem (27). O instituto emitiu uma nota à comunidade informando que uma nova paralisação está programada para o dia 12 de março, desta vez com o fechamento da rodovia e a realização de uma audiência pública.
Prezado Carlos Britto,
Houve um pequeno equivoco. Na verdade a nossa aluna teve o braço amputado. Quem morreu foi a moto-taxista que foi buscá-la.
Att.
Danilo – Servidor do IF Sertão
Quem morreu foi uma Mototaxista, a ALUNA sobreviveu graças a Deus.
Prezados, é absolutamente compreensível a revolta com o descaso no trato dessa questão.
É sabido que se não houver pressão, as coisas não andam. E, infelizmente, muitas providências somente são tomadas após fatalidades como essas acontecerem.
Contudo, conclamar a comunidade acadêmica para bloquear a BR não é a melhor solução. Isso somente contribuirá para irritar os que nela trafegarem na ocasião. Além disso, situações de urgência poderão deixar de ser atendidas em face desse bloqueio, o que poderá ceifar, igualmente, a vida de outro inocente.
Chamo atenção para o fato de que o IF Sertão Pernambucano é uma autarquia federal, soando no mínimo estranho que um papel timbrado da instituição sirva para convocações que atentem contra a ordem pública, em que pese a boa intenção dos defensores do movimento.