Estudantes da Escola Estadual Dom Malan, no Centro de Petrolina, fizeram um protesto ontem (27) para cobrar melhorias na merenda escolar e no direcionamento das decisões tomadas pela gestão. Os alunos se juntaram em protesto na frente da escola, com cartazes e pedindo providências dos órgãos responsáveis.
Segundo uma estudante, a merenda é de baixa qualidade e a direção se nega a debater este e outros assuntos, como a criação de um grêmio estudantil e a manutenção dos banheiros.
Procurada pelo Blog, a Secretaria de Educação e Esportes do Estado informou que tomou conhecimento do protesto e declarou que a merenda é feita de acordo com o número de estudantes presentes no dia a dia, e que é inspecionada com frequência pela equipe de nutricionistas da Gerência Regional de Educação (GRE)/Sertão Médio São Francisco. Até o momento nunca foi notificada por falta de higiene no ambiente da cozinha nem no preparo dos alimentos.
“É importante ressaltar que toda alimentação escolar passa por um acompanhamento sistemático realizado através de visitas da equipe de nutrição em cada escola, e que as agentes de alimentação escolar recebem formações periódicas conforme padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O órgão reforça que periodicamente realiza um questionário de satisfação com os estudantes para avaliar a qualidade da merenda, substituindo os alimentos que não são aceitos pelos alunos. Na tarde desta quinta-feira (27), uma equipe de nutricionistas será encaminhada à escola para aprofundar a insatisfação dos estudantes”, disse a nota.
Em relação ao banheiro, a SEE informou que a manutenção e reposição de itens como sabonete, papel higiênico, assentos de vaso sanitário, suporte para sabonete e papel higiênico e descargas são feitas constantemente.