Estudantes da região querem sistema de “blindagem” contra Enem

por Carlos Britto // 17 de abril de 2012 às 10:46

A União dos Estudantes do Vale do São Francisco (Uesva) pretende ir a fundo no debate sobre a adoção do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) nas universidades da região nesta quinta-feira (17), em uma audiência pública na Casa Plínio Amorim, às 19h.

De acordo com o representante da Uesva, Hícaro Tharlan de Araújo (foto), o objetivo é mostrar à sociedade os prejuízos com a adoção do Enem. “Da forma que é realizado hoje o Enem na Univasf, por exemplo, os estudantes da região ficam prejudicados, e consequentemente a sociedade com a falta de profissionais locais. O que queremos é implantação de um sistema de blindagem, que poderia ser adotado com a segunda fase do processo seletivo, como já acontece na Universidade Federal de Pernambuco”, argumentou.

Para fortalecer a reivindicação um dossiê está sendo elaborado pelos estudantes apontando os pontos falhos do Exame, além de um abaixo assinado que já conta com milhares de assinaturas.

Estudantes da região querem sistema de “blindagem” contra Enem

  1. CARLOS AMORIM disse:

    SOU CARLOS AMORIM. DA COMIÇÃO DE JUVENTUDE DO PSOL/PETROLINA E CONCORDO TOTALEMNTE COM O AMIGO Hícaro Tharlan de Araújo,O ENEN SÓ VEN TRAZENDO PREJUIZOS A REGIÃO,PORQ NÃO ANTENDE AS NESSECIDADES LOCAIS, DE PODER TER UM ESPAÇO DENTRO DA UNIVERSSIDADE QUE ESTÁ EM NOSSA CIDADE.ENTÃO COMPARTILHO DA DA MESMA OPINIÃO DOS COMPANHEIROS DA (UESVA).

    1. Cidadão disse:

      Rapaz. Com esse nível de domínio da língua portuguesa, você não faz nem 400 pontos no ENEM. Aí está explicado porque você é contra o ENEM.

    2. cidadão disse:

      Da maneira que escreve…..você só entra na UNIVASF por sorteio

  2. Watergate disse:

    Não tem espaço porque não estudaram e estao perdendo colocação pra qualquer um de fora. as chances são iguais para todos.

  3. Carla Araújo disse:

    uevasF, não uevas

  4. Carla Araújo disse:

    Outra coisa, a data da Assembléia Popular pé 19/04, não 17/04 (que já é hoje). Obrigada!

  5. Albert AISTEN disse:

    COMPLETAMENTE UM ABSURDO, PESSOAS DE OUTRAS REGIÕES, TOMAREM NOSSAS VAGAS E VOLTAM PRA SUAS CIDADES DE ORIGEM, DEIXANDO UM ROMBO NA INFRAESTRUTURA DA CIDADE, EU SOU CONTRA ESSE ENEM DA UNIVASF, VAMOS ACORDAAAR ! JA TAVA NA HORA DE ISSO ACONTECER !!!!

    1. Silva disse:

      Quanta pretensão achar que são donos de vagas. A universidade é PÚBLICA E FEDERAL.
      O estudo é a única saída para a concorrência.
      Se não se acham capazes de concorrer com estudantes de outra região, o erro então está na formação de vocês.
      Como serão bons e competentes profissionais se tem “medo” de concorrer; se se julgam inferiores.
      Que “médico” serão se não conseguem passar no vestibular quando concorrem com alunos de outra região.
      Pois se não têm capacidade de passarem, de concorrerem, então não merecem serem alunos universitários, futuros profissionais, onde que por conta da profissisão, muitas vidas estarão em risco.
      Não queiram facilidades ou falsas ilusões, exijam formação adequada, de alto nível. Sejam críticos e formadores de opiniões e não alienados.

      1. petrolinense disse:

        q “médicos” serão, ou que “médico será”.

      2. Ighor disse:

        Silvia,
        Os alunados do Sul e Sudeste estão concorrendo com vagas daqui do Nordeste, e o alunado do Nordeste só concorre aqui no Nordeste e no Norte. Se você parar para observar, verás que uma grande maioria das universidades do NE aderiu ao ENEM, e no Sul e Sudeste não houve essa grande maioria de adesão, muito pelo contrário, pouquíssimas universidades do sul aderiu. Com isso, vemos que os alunos do sul e sudeste além de terem a oportunidade de fazerem o vestibular tradicional na sua região tem a oportunidade de conseguir uma vaga nas várias universidades do NE e Norte que aderiram.

  6. Cidadão disse:

    Vão querer agora cotas para pessoas desprovidas de inteligência e capacidade também?

  7. Gustavo Emanuel disse:

    Como o próprio nome já diz Universidade Federal do “Vale do São Francisco”, não para outras regiões do país, quem perde com isso somos nós estudantes, e a sociedade local também, pôs, a maioria desses estudantes das demais regiões, na maioria dos casos, não irão aplicar suas técnicas neste lugar!

    1. cidadão disse:

      “Como o próprio nome já diz Universidade Federal do “Vale do São Francisco”

      Vale do São Francisco refere-se a localização e não a exclusividade de acesso ao que aqui residem.

      “a maioria desses estudantes das demais regiões, na maioria dos casos, não irão aplicar suas técnicas neste lugar!”

      Quer dizer que os Médicos, Agrônomos, Advogados, Enfermeiros, etc, que aplicam suas técnicas na região, foram formados aqui??????

      Fica a pergunta: e quando vocês estiverem formados, exigirão das “autoridades” que os melhores empregos sejam destinados aos profissionais que aqui nasceram?

      1. MARIANA disse:

        BOA ARGUMENTAÇÃO “CIDADÃO.”A FALTA DE CAPACIDADE PELO VISTO VAI SER ETERNA.O FUTURO EMPREGO SERÁ FEITO POR MEIO DE COTAS OU SORTEIO.

  8. Zumbi disse:

    Rosalvo fala pro Carlos Amorim não falar pelo PSOL e informar a ele que mesmo havendo a blindagem do ENEM para os estudantes da região, ainda assim ele dificilmente conseguirá entrar.

  9. José Manoel de Sá disse:

    Concordo plenamente. Inclusive o prefeito dr. Júlio Lóssio também tem essa mesma posição.
    Vamos avante!

  10. Matheus disse:

    Pobres das pobres pessoas da região que não conseguem entrar em medicina, peninha.

  11. Albert AISTEN disse:

    matheus
    QUE ZÉ MANÉ MSM, XENOFOBICO!!!
    DEVE SER DO SUL ESSE BOSTA!!!!

  12. MARIANA disse:

    VAMOS ESTUDAR MAIS GAROTADA,PARA COMPETIR COM OS ESTUDANTES DE FORA.DO JEITO QUE ESTÁ NÃO DÁ.

  13. um alguém disse:

    com o e-nem fica bem mais fácil de ingressar no ensino superior, pois é bem mais fácil do que no vestibular onde no enem, se eu não for boa em uma determinada matéria e levar ponto de corte, eu ainda tenho chance, ja no vestibular se eu levar ponto de corte (mesmo que feche as outras materias) eu não consigo ingrassar no ensino superior!

  14. nina disse:

    Qro assinar tb. Fora ENEM…

  15. Mauricio Dantas disse:

    O problema de estudantes da região não entrarem na universidade local não é o ENEM e sim a baixa qualidade do ensino médio na região que não prepara os alunos daqui para concorrer com alunos de outras regiões em nível de igualdade! Portanto os estudantes devem lutar por melhorias no ensino médio da região para ter capacidade de concorrer com os estudantes que vem de regiões onde o ensino médio é de melhor qualidade.

  16. elisabeth disse:

    Absurdo esse discurso que estudante de fora tira vagas!! No Brasil é um direito fundamental de ir e vir !! Qtos estudantes daqui estudam hoje graças ao Enem fora do Estado? Argumentação frágil esta que Univasf é para estudantes do Vale do SF !! Me polpe ! Qtos alunos de fora a UFPE tem ? USP tem ? UFBA tem? O problema é desenvolvimento educacional fraco da região. Isso vcs têm que cobrar dos políticos da região que não investem de verdade da educação. Como na boa parte do país.

  17. elisabeth disse:

    O rombo na infraestrutura da cidade não é formentado por pessoas que vem de fora ! Qtos estudanntes formados aqui e que são daqui estão fora trabalhando ?? A falta de estrutura vem da falta de investimento local. Há qtos anos tem uma universidade aqui e há qtos anos a falta de estrutura existe??

  18. John Bezerra disse:

    É incrível como ainda hoje há pessoas desprovidas de humildade, serenidade e preconceito com o próximo seja de onde for, quem for. Todos os comentários dessas pessoas que deram sua “opinião” sobre o movimento Uevasf de foma irônica e desprovida de qualquer bom senso e INTELIGÊNCIA, tem que amadurecer intelectualmente. Se tais pessoas de outras regiões são tão capazes, logo pressupõe que sejam também capazes de passar no vestibular em suas localidades e porque não o fazem? A Univasf é uma universidade PÚBLICA E FEDERAL, de fato, concordo, no entanto, se outras instituições como UFPE, UFRN, UFPB, UFBA,dentre outras possuem uma Segunda Fase e políticas de incentivos para seus alunos locais,então não é nenhum absurdo,muito menos atestado de incapacidade de conquistar uma vaga na Univasf, os alunos da região do Vale do São Francisco também deterem tal direito. O Brasil é todos e uma Segunda Fase aqui não seria absurdo, pois não é algo inédito. Pelo contrário, como já disse outras regiões implantaram tal processo. Resumindo, para essas pessoas que são contra a Uevasf, solicito e convido á TODOS sejam mais HUMANOS e CIDADÃOS e menos PRECONCEITUOSOS e claro IGNORANTES, no sentido literal. Há é válido ressaltar que é sinal de má-educação e ignorância intelectual o fato de criticar erros de português dos outros. Para quem não sabe, faço questão de dizer que vocês são pobres ingênuos , pois a quantidade de profissionais que não sabem ler e escrever e são professores e excelentes por sinal; tantos engenheiros que são excelentes quanto a engenharia, mas se pedir para redigir qualquer tipo textual não sabe nem como começa; conheço e muitas pessoas sabem do que estou dizendo: há muitos e muitos médicos que mal sabem escrever, no entanto, são excelentes profissionais. Erros de português não são pre-requisitos para ser um BOM engenheiro, um BOM enfermeiro, um EXCELENTE professor, e um médico COMPETENTE, então, para aqueles que não possuem argumentos e são DESPROVIDOS de INTELIGÊNCIA procurem se informar e, principalmente, coloca-se no lugar do PRÓXIMO. Respeito o movimento Uevasf e que Deus ilumine e a melhor decisão seja tomada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Não votem em evangélicos que usam a religião como trampolim. Tenham a responsabilidade com o voto analisem antes de apoiar.…