Juazeiro (BA) é o primeiro município do país a registrar morte causada por cigarro eletrônico. O nome da doença é Evali, sigla em inglês para doença pulmonar associada ao uso de produtos de cigarro eletrônico ou vaping (E-cigarette or Vaping product use-Associated Lung Injury). A denominação surgiu em 2019 pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês).
Pelo que o Blog conseguiu apurar extraoficialmente, a vítima tinha 34 anos e fazia uso frequente do cigarro eletrônico. Ela ficou internada vários dias, inclusive entubada na UTI de um hospital particular de Petrolina, e morreu na primeira quinzena do mês de novembro.
O fato despertou a atenção do Profissão Repórter, programa jornalístico da TV Globo comandado por Caco Barcellos. Ele veio a Juazeiro esta semana e gravou matéria para o programa. Ainda não há informações de quando a matéria irá ao ar.
A reportagem do Blog está buscando novas informações sobre esse caso.
Essa droga de cigarros eletrônicos e naguilê e o que muito se vê bem Portugal crianças adolescentes em cafés e praças ou mesmo nas ruas de Lisboa usando. Estou agora no sul de minas e vejo muito isso aqui, eu odeio cigarros e outros graças a Deus nenhum de meus filhos usaram isso , sinto orgulho deles pois tenhos duas filhas em Portugal graças não fizeram isso. Eu odeio cigarros, pois meu perdeu as pernas, teve trombose e faleceu em Juazeiro