Numa carta enviada à presidente Dilma Rousseff, o exdeputado federal Osvaldo Coelho faz duras críticas ao modelo que o governo quer implantar para o projeto Pontal, indo de encontro ao que inicialmente foi planejado, que era beneficiar os pequenos colonos. E apela ao bom senso de Dilma. Confiram:
À Presidente Dilma Rousseff,
Carta 1- Tirar o Pontal dos pobres para dar a um rico é roubo.
Creio que um governante deve ter mil olhos para ver a nação que governa, seu povo, seus problemas, os acertos e os erros. Eu quero levar ao seu conhecimento um assunto que contraria toda a sua linha de pensamento. Trata-se de assuntos ligados à irrigação no Vale do São Francisco, mais especificamente à cidade de Petrolina, que é o centro da irrigação no Nordeste e no Brasil.
O município é o que mais produz fruta no Brasil, mesmo estando situada no Semiárido, e isso em consequência dos projetos de irrigação. A cidade ocupa o 3° PIB agropecuário do país, dentre os seis mil municípios brasileiros. A renda per capita de Petrolina chega a ser de R$ 12 mil. Como vemos, esta cidade se ergueu economicamente por conta da irrigação. Mas a irrigação é uma ação embrionária e nós temos muito o que fazer. Nós temos muito mais terras para irrigar.
O modelo de irrigação escolhido para Petrolina foi o da parcela familiar. Selecionaram-se famílias que trabalhavam na região do sequeiro e elas venderam suas terras para a Codevasf e firmaram um pacto de que quando fosse terra molhada e irrigável, elas seriam selecionadas e teriam a terra para trabalhar.
Isso aconteceu no projeto Nilo Coelho, Maria Tereza, Ponta da Serra, em Petrolina, e nos projetos Mandacaru e Maniçoba, em Juazeiro-BA. Esses são modelos sugeridos por uma empresa de Israel e o governo brasileiro aceitou. O beneficiado nesse modelo de irrigação é o pequeno colono, o operário. Hoje constatamos uma grande alegria por parte dos colonos, para isso basta que conversemos com um deles.
No seu governo estava quase pronto o projeto Pontal. Cerca de 60 km feitos em governos anteriores e que estavam em fase de finalização para serem entregues aos desapropriados. Após isso seria celebrado o pacto escrito, ou seja, eles venderiam as terras, mas teriam a certeza de que seriam selecionados, tendo em vista os que tivessem aptidão.
A sua política que diz ter uma linha voltada para o social abandonou a possibilidade de aproveitar 700 operários e transformá-los em proprietários, técnicos agrícolas, agrônomos, administradores de empresa. Essa seria a massa humana apropriada para o modelo que se queria estabelecer.
O que fez o seu governo na última gestão do Ministério da Integração? Esqueceu todo o sucesso da parcela familiar. Esqueceu que Petrolina é o maior produtor de frutas e o maior exportador de frutas para o Japão, Estados Unidos. Esqueceu tudo isso e inventou um novo modelo de irrigação.
Qual é esse modelo? Um modelo em que o pequeno não tem parcela nenhuma. Quem foi desapropriado que se dane. Inventaram uma concorrência, onde só concorreu uma firma que nunca plantou um pé de coentro e entregou a ela o direito de explorar essa terra de oito mil hectares, deixando os antigos proprietários, os técnicos agrícolas, administradores de empresas a ver navios, sem a possibilidade de crescer. São 700 pessoas frustradas, desiludidas, mas seguras de que Vossa Excelência não sabe disso.
Em vez de beneficiar muitos com terra molhada com um canal feito com as obras do governo, está acontecendo o contrário. Tudo que foi feito pelo governo é entregue a uma pessoa só. A aspiração de ser dono de terra, de produzir, ser bem sucedido, não existe mais e essas pessoas continuarão sendo simples cortadores de cana, operários de salário mínimo.
Senhora Presidente, não me parece que Vossa Excelência conheça esse problema. Ninguém tem ideia fixa. Por gentileza, mergulhe o conhecimento dos seus auxiliares nesse assunto, cancele essa ideia louca, insensata, de entregar oito mil hectares a uma só dono e vamos fazer o projeto primitivo, que é distribuir as terras para os colonos, estudantes de tecnologia, engenharia, agronomia, pessoas técnicas.
Eu queria merecer a sua atenção para esse problema. Acho contraditório o seu governo fazer um discurso e seus ajudantes outro. Ao invés de favorecer os menores, beneficiará os megacapitalistas.
Queria muito a sua atenção para esse problema, o que acontece é grave e eles vão reagir contra essa inovação. Isso é um roubo. Roubaram o projeto Pontal.
Atenciosamente,
Osvaldo Coelho – Ex-Deputado Federal por 8 legislaturas (DEM)
O prefeito Júlio Lossi e Dr. Osvaldo Coêlho resolveram ambos ocupar o espaço da mídia para alfinetar os atuais governos e transferir para os atuais gestores federal seu sobrinho ex-Min.da Integ. FBC pela mazela da seca e do subdesenvolvimento do nordeste vividos na época da ditadura militar, com sua política de frente de emergência e carro pipas que por 8 legislatura tanto apoiou. Me poupe Coronel. Abra a boca só para comer ou bocejar KKKKKKKKKK.
Não tem gente c/maior sabedoria que o Dr.Osvaldo Coêlho, Isso so fortalece seus ideais sobre a irrigaççao do vale do São Francisco, Isso foi feito na calada da noite Pelo Ministro da Integração e sem o conhecimento da Presidenta Dilma. A Senhora que lutou pela igualdade Social sabe da Carencia do Sertanejo, Todos nós queremos que a Sra.Dilma venha no Vale das Frutas conhecer de Perto esse Problema que afeta o Menos vaforecido.. Dr.Osvaldo parabenizo o senhor por essa iniciativa, A unica voz no sertão representando toda clase de gente umilde do Sertão….. Dr.Osvaldo estou c/você dando esse Apoio ao povo do Vale do São Francisco….
De acordo com o relato de Dr. Osvaldo, realmente está acontecendo uma inversão de prioridades. Como investir tanto recurso público em terras de pequenos proprietários pobres para beneficiar ricos, deixando os antigos proprietários condenados a contemplar suas antigas propriedades produzindo e permanecerem em situação precária. Eu não sabia dessa mudança, pensei que o Pontal seguia a mesma filosofia.
Onde se encontra os verdaeiros representantes do Povo( Os Deputados de oposição e Governista?) Isabel Cristina,Odacyr,Adalberto C.,Fernando Filho & O Gonzaga P.) Cade essa Gente que diz ser representante do povo?
Cara de pau!. Então não foste o doutor que participou da base de sustentação do regime militar como Arena, PDS e Democrática, e já na democratização passando pelos Governos Zê Sarnei (04 anos), Color de Melo e Itamar (04 anos) e mais 08 anos do governo de FHC. Foi ardiloso defensor como conselheiro da SUDENE da política que é dano que se recebe, carros pipas, açudes, barragens e perfurações de poços.
Ainda na política de planejamento e gestão da seca passou a distribuir os alimentos nas frentes de trabalho (frente de emergência do Nordeste).
E Também participou ativamente da bancada dos GRANDES LATIFUNDIÁRIOS DO NORDESTE. Em conseqüência, os subprogramas para a região só foram implantados nas partes que beneficiavam e interesse dos grandes proprietários e chefes políticos locais. vejas as empresas (somassa, industria coêlho, Fiação e etc) todas elas foram criadas com recursos do FINOR, subsidiados por mais de 10 anos, e logo após o período de benefícios financeiros e tributários foram todas fechadas.
Apenas para cumprimenta kkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!! Viram o que vi? Veja a Foto então. Pelo semblante do Ex. deputado Osvaldo Coelho , queria algo mais????… Coronel iiiisso não se faz mais!!!!!!. KKKKKKKKKKK. O tratamento via de regra agora é segurar o queixo caído.KKKKKKKKKKKKKKKK
Quem tem medo de lobo mau, lobo mau, lobo mau????./.KKKKKKKKKKKKKKKKK
Eis aí um grande político, não é a toa que foi deputado federal por 8 legislaturas!
Deixem de criticar a pessoa que envia a carta e comentem seu conteúdo. O projeto pontal, hoje, eh a volta dó feudalismo. Vocês estudaram isso né ?
Mas como sempre a briga política predomina por aqui.
O Dr. Osvaldo Coêlho não é simplesmente a maior autoridade no assunto irrigação,é o maior defensor dos menos favorecidos,coisa que os partidos ditos socialistas apregoam mas não fazem,por isso,já disse ao próprio Dr.Osvaldo,o senhor é o Democrata mais socialista que já conhecí,mas socialista de ações,de coração, e eu até me arrisco a justificar, não existe mais nada gratificante do que ajudar os menos favorecidos.Quanto a nova política de entrega de entrega para um Empresario só, eu que participei de todas as negociações, só tenho a lamentar e dizer que os proprietários que venderam suas terras para o Projeto levaram um tremendo calote do Ex-Ministro da Integração com o aval do Governo do Estado. Foi feito um negócio com o dinheiro público sem a Presidente saber o que estava acontecendo.
Vote em FBC para governador em 2014!
Deputado por oito anos e não fez nada pelo pontal.kkkkkk a galinha dos ovos de ouro de osv aldo coelho ainda não chocou.kkkk aposentou se kkkkkkkkkkkkkkk