A Polícia Federal (PF) realiza na manhã desta quarta-feira (22) uma operação contra o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro (foto) e pastores suspeitos de operar um balcão de negócios no Ministério da Educação e na liberação de verbas do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).
Ribeiro e ao menos um dos pastores, Gilmar Santos, já foram presos.
A PF também cumpre mandados de busca e apreensão em endereços de Ribeiro e dos pastores Arilton Moura e Gilmar Santos. Esses dois últimos são ligados ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e apontados como lobistas que atuavam no MEC.
A ação foi batizada de ‘Acesso Pago’ e investiga a prática de “tráfico de influência e corrupção para a liberação de recursos públicos” do FNDE.
Com base em documentos, depoimentos e um relatório da CGU (Controladoria-Geral da União) foi possível mapear indícios de crimes na liberação de verbas do fundo. Ao todo, são cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e cinco de prisões em Goiás, São Paulo, Pará e Distrito Federal.
Os pastores são peças centrais no escândalo do balcão de negócios do ministério. Como mostrou a Folha, eles negociavam com prefeitos a liberação de recursos federais mesmo sem ter cargo no governo.
Os recursos são do FNDE, órgão ligado ao MEC controlado por políticos do centrão, bloco político que dá sustentação a Bolsonaro desde que ele se viu ameaçado por uma série de pedidos de impeachment e recorreu a esse apoio em troca de cargos e repasses de verbas federais.
O fundo concentra os recursos federais destinados a transferências para municípios. Prefeitos relataram pedidos de propina, até em ouro.
Pedidos priorizados
Em áudio revelado pela Folha de S.Paulo, o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro disse que priorizava pedidos dos amigos de um dos pastores a pedido de Bolsonaro.
Na gravação, o ministro diz ainda que isso atende a uma solicitação do presidente Bolsonaro e menciona pedidos de apoio que seriam supostamente direcionados para construção de igrejas. A atuação dos pastores junto ao MEC foi revelada anteriormente pelo jornal O Estado de S. Paulo.
Ribeiro deixou o cargo no fim de março, uma semana após a revelação pela Folha. (Fonte: Folha de S.Paulo)
Depois que o amor ao dinheiro e ao poder, de Pastor (com P maiúsculo) só restou JESUS. Ele já havia alertado sobre os lobos devoradores no sermão do monte. Glória e Honra sempre ao nosso Verdadeiro Pastor: Jesus.
Cadeia pra esses traidores da Pátria…Xadrez para ladrão,
Será que a cobra vai fumar ou é só fumaça.
Ladrão tem morrer na prisão
Ué achei que corrupção era só no PT!
Vai vendo o salvador da pátria!
E assim… vai se encerrando o ciclo do pior presidente da história do Brasil… que vá e não volte nunca mais, doido!
SO CONFİO EM BOLSONARO! VOTEİ SOMENTE NELE! E VOTO DE NOVO!
NÄO TEMOS BANDİDO DE ESTİMAÇÄO.
Pe no Saco depois do lula inocente, nao existe mais ladrao
Michelle Bolsonaro disse que Deus provaria que Milton Ribeiro é honesto.
Já o presidente disse que colocava a cara no fogo.
E agora presidente?
Vai colocar ou é mais uma de suas mentiras?
“eu boto minha cara no fogo pelo Milton” BOLSONARO, Jair.
Até as eleições, as tentativas de manchar o Governo vão ser muitas, exatamente como essa. Preso por que? não existe nenhum julgamento. não existe nenhuma investigação concluída. É simplesmente estranho que o advogado de defesa não tenha acesso aos motivos da prisão. É coisa encomendada. O Juiz que ordenou a prisão, segundo ouvi na mídia, já tomou outras posições análogas e correlatas contra o governo. Não estamos aqui dizendo que o Ex-ministro é inocente, mas a prisão antes de qualquer julgamento não é compatível. Os Petistas quando vão a uma CPI, já vão com um HABEAS CORPUS.
Bolsonaro é ladrão, e quem segue e babão sem cérebro.
Esse governo não tem o que manchar.
Ciro Gomes, já disse tudo sobre Bolsonaro e ainda tem pessoas que falam em honestidade e que não existe corrupção.
É uma administração cheias de situações ridículas.
.
Oxe Pensador, se até o presiente que disse que botava a cara no fogo por ele, já disse que pague pelo erro, como vc tem tanta certeza da inocência. Foi só a PF que levantou as provas. Não sei quem é pior, os traídos por Lula ou os iludidos por bolsonaro. E a população que briga é a que se lasca, essa é a única certeza.
Esses que chamam Bolsonaro de ladrao, sao os mesmos imbecis que gritam: LULA E INOCENTE!
CANALHAS E O QUE SAO.
O gado pira kkk
Esses Pastores, Bispos Malafaia, Edyr Macedo que seu sobrinho sangrou a prefeitura do Rio em roubo, todos eles sem exceção só ver dinheiro nos seus olhos e Deus ficou em ultmo
plano e depois de Bostonario a coisa ficou pior.
A robalheia é grande em nome de Cristo, ou Raça peconhentas
E assim, toda a roubalheira que o Doido implantou com a ajuda do centrão e dos milicianos vai aparecendo… ainda vai aparecer muita coisa… Bozo é o pior presidente da história e não vai nem para o segundo turno.