Ex-premiê britânica Margaret Thatcher morre aos 87 na Inglaterra

por Carlos Britto // 08 de abril de 2013 às 10:31

thatcher_640x454Morreu na manhã desta segunda-feira, 08 de abril, em Londres a ex-primeira-ministra do Reino Unido Margaret Thatcher. Ela tinha 87 anos e sofreu um acidente vascular cerebral, segundo seu porta-voz, Lord Bell.

Conhecida como Dama de Ferro, ela foi a única chefe de governo britânica mulher e liderou o Reino Unido entre 1979 e 1990, o período mais longo de mandato na política britânica desde o século 19.

Pertencente ao Partido Conservador, conseguiu a reeleição e a liderança do governo em três eleições parlamentares –1979, 1983 e 1987. Ela renunciou ao cargo em 1990 e deixou a Câmara dos Comuns (Parlamento) em 1992.

A política econômica durante seu mandato foi de desregulamentação do setor financeiro, na flexibilização do mercado de trabalho e na privatização das empresas estatais, sendo uma das principais defensoras do neoliberalismo.

Na política externa, atuou em forte coordenação com o presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan e fez duras críticas à antiga União Soviética, que viria a acabar em 1991.

Além disso, impulsionou as tropas britânicas que combateram contra a Argentina na Guerra das Malvinas, em 1982.

A Dama de Ferro não falava em público desde 2002, quando foi desaconselhada por médicos a se apresentar diante de grandes audiências após uma série de pequenos derrames, que deixaram como sequela confusões ocasionais e perdas de memória. (Folha de São Paulo)

Ex-premiê britânica Margaret Thatcher morre aos 87 na Inglaterra

  1. Abelardo Coelho disse:

    Para mim, esta tirana não fará falta alguma.
    O que ela fez no período da famosa “Guerra Fria” e contra os nossos irmãos Argentinos, para ela e muitos que, são considerados, dama, mão e testa de ferro, a morte é pouco.
    Deveriam pagar um preço antes de partir desta para o andar superior.
    É éste o meu desabafo.
    Abraços.
    Abelardo Coelho

    1. Abelardo Coelho disse:

      Uma das principais aliadas do ex-presidente Reagan, Margaret Thatcher ficou conhecida como “dama de ferro” e compôs a chamada “era Thatcher-Reagan”, a partir do início dos anos 1980, implementando políticas neoliberais durante o período político-financeiro em que o imperialismo mais se estabeleceu, com exemplo deu o ponta pé nas privatizações e o Brasil copiou a sua ideia.
      Como exemplo desta grande proeza, vejam a crise que a Europa está atravessando. E qual foi a origem? As Privatizações….
      Durante a Guerra Fria, Reagan desencadeou o processo armamentista mais virulento, investindo no desenvolvimento de equipamentos bélicos e mísseis como os “cruises”, que foram adaptados pelos EUA para transportar ogivas nucleares, em quatro modelos diferentes.
      Abraços.
      Abelardo Coelho.
      Recife-PE

  2. OLIVEIRA disse:

    Nossos hermanos tiveram o que procuraram, ela apenas defendeu os interesses do seu país, coisa que nossos governantes atuais não fazem, preferem ficar bajulando ditadores de araque em republicas de bananas.

    1. Rodrigo disse:

      Concordo!

  3. Dreda disse:

    Essa sim, foi uma grande líder, e uma heroína para seu povo. Dilma se espelha muito nela, mas está fraquejando na hora de lutar contra os principais males do país, como a corrupção.

  4. NAJA disse:

    FARÁ MUITA FALTA NA MUSICA BAHIANA.
    MARGARETH MENEZES FEIS ESCOLA NOS TRILS ELETRICOS

    1. Coco Seco disse:

      ¬¬

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários