O deputado estadual José Patriota (PSB) marcou presença ontem (3) em Floresta (PE), no Sertão de Itaparica, durante a celebração de dez anos da campanha ‘Eu viro carranca para defender o Velho Chico’, que visa a fortalecer a defesa do Rio São Francisco. Em sua fala, o ex-presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) reforçou a importância da preservação do rio e destacou o compromisso de seu mandato em promover ações que visem ao saneamento e à preservação das nascentes da região.
“Nosso mandato segue atuando em parceria com os municípios e os comitês de bacias, buscando metas que visem à preservação e revitalização do São Francisco. Neste sentido, é importante ter um cuidado especial com o saneamento, para que o esgoto produzido não polua o rio. Também é necessário um olhar para as matas e nascentes, tão necessárias para que o Velho Chico possa levar suas riquezas para o município da região“, afirmou.
Patriota também destacou a importância da presença do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, representando o presidente Lula no Sertão de Pernambuco e afirmou da necessidade de que diversos entes para a defesa do Rio São Francisco. “A participação de todos os envolvidos, desde os comitês, políticos e até os movimentos sociais e os povos tradicionais, é fundamental para o sucesso dessas iniciativas“, ressaltou o deputado.
Além de Patriota e André de Paula, estiveram presentes na campanha o deputado federal, Pedro Campos (PSB); o deputado estadual Kaio Maniçoba (PP); o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco da CBHSF, Cláudio Ademar; a coordenadora do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pajeú, Ita Porto; a vice-prefeita Bia Numeriano; Alexandre Pires, diretor de combate à desertificação do Ministério do Meio Ambiente; secretários de Estado; membros do Ministério Público e do Judiciário; movimentos sociais; povos tradicionais e artistas. A defesa do Rio São Francisco é uma causa que envolve não apenas a preservação ambiental, mas também a garantia de um futuro sustentável para as comunidades que dependem do seu curso. A campanha é um marco nessa luta contínua, que mobiliza diversos segmentos da sociedade em prol desse importante patrimônio natural. (Fonte: Folha de PE/Blog da Folha)
Como acreditar no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco quando sua sede(Maceió) se localiza em uma cidade que não faz parte do Vale do São Francisco. Maceió está localizada na Bacia do Rio Mundaú. Um absurdo uma cidade ser sede daquilo que não representa.