Uma pesquisa divulgada hoje revelou que entre as brasileiras de 35 a 65 anos, 31% nunca realizaram um exame de mamografia. O alerta faz parte de uma pesquisa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), realizada pelo Instituto Datafolha.
Em juazeiro, o Instituto de Prevenção Ivete Sangalo, que funciona como extensão do Hospital de Câncer de Barretos-SP realiza trabalhos gratuitos de prevenção ao câncer de mama, mas não tem toda sua demanda de atendimento utilizada pela população feminina. O Instituto oferece mamografia a mulheres de 40 a 69.
A assistente social do Hospital de Câncer de Barretos, Naima Khatib conta que existem 50 vagas/dia para mamografia no Instituto, em Juazeiro, mas infelizmente não são preenchidas. “É preciso que as mulheres da cidade despertem o interesse em se prevenir, pois essa facilidade é difícil em muitos lugares no país, que muitas vezes demora 3 meses para conseguir uma vaga. Por isso pedimos para que elas procurem o agente comunitário ou enfermeira de seu bairro e se cuidem”, chamou atenção.
De maio de 2007 a janeiro de 2009 foram notificados em Juazeiro 53 casos (sem óbito) positivos de câncer de mama e encaminhados para tratamento. Segundo dados de 2009 Instituto Nacional do Câncer-Inca, no Brasil, morre quase dois mulheres/hora de câncer de mama.
Nesta sexta-feira (03) será realizada uma caminhada de sensibilização da mulher para a prevenção do câncer de mama, em comemoração antecipada ao dia Mundial de Saúde (07/04) com apoio da Secretaria de Saúde de Juazeiro.
O maior adversário do câncer (e de outras moléstias, também), mas o câncer em particular, é a desinformação. Há campanhas, é verdade… mas é necessário se fazer uma massificação maior sobre essa doença!
Seria importante que os agentes de saúde fizessem esse trabalho de conscientização junto às famílias.
BOA TARDE!! gostaria de saber um tel. em sampa para agendamento de exame na mama gratuito,pois tenho 48 anos,muito obrigada