O transporte público de Petrolina vai entrar em uma nova fase. A prefeitura publicou, na última sexta feira (18) no Diário Oficial do Município, um importante decreto.
Daqui para frente, todos os serviços de transporte público fiscalizados pela EPTTC deverão ter um visual padronizado, único.
Isso significa que os ônibus da cidade estamparão uma mesma pintura, todos com a marca “MobiPetrolina”, (veja o modelo acima) escolhida pelo município, para identificar o transporte público na cidade.
Táxis, mototáxis e bicicletas de aluguel também devem adotar a nova marca, que passa a designar todos os transportes públicos municipais. A medida, segundo a prefeitura, visa a dar maior visibilidade à integração e complementaridade entre os diferentes serviços hoje geridos pela EPTTC. Um passo importante no processo de reestruturação da mobilidade urbana da cidade.
Esse é o sinal de que a prefeitura está disposta a ‘botar a cara no sol’ pela melhoria da mobilidade urbana na cidade. Se conseguir, fatura o ganho. Se fracassar, arcará, sozinha, com o ônus político.
Comentário Meu:
Este Blog criticou tanto a falta de gestão e de coragem de se enfrentar a problemática do transporte coletivo de Petrolina e agora precisa reconhecer a ação. Pela coragem de assumir o risco, tentar resolver e profissionalizar o sistema, essa decisão merece nosso reconhecimento.
Imagino que vá ajudar bastante a população pintando os ônibus. Espero que agora, que eles estão sendo pintados, às 7 da manhã dê uma esvaziada, passem no horário correto, estejam limpos e etc…
Bom, eu não vejo que essa mudança que valha a pena um reconhecimento, diminuir o tráfego em frente ao Regente, foi uma boa jogada de melhoria, saber a hora do ônibus por aplicativo também é uma boa ideia. Mas, mudar a cor dos veículos, não vai melhorar em nada a vida de quem usa transporte coletivo em nossa cidade.
Melhoria seria, se todos os coletivos fossem climatizados, se os pontos de parada fossem confortáveis e abrigassem do sol quem lá espera, se não houvessem aquela espera interminável no retorno do CEAP no fim do dia, se o percurso dos coletivos fossem confortáveis e rápidos e não tão lento por causa dos buracos essa infinidade de lombadas monstruosas espalhadas pela cidade.
Essa é a minha opinião.
Somente pintar os ônibus não adianta, é necessário aumentar a qualidade e a quantidade de ônibus para que possa servir de acordo com uma cidade de quase 350mil habitantes que é Petrolina.
Muito boa padronização.
Outra medida desafiadora e que a municipalidade precisa ter coragem e habilidade para implementar são os desníveis entre as calçadas de Petrolina. Tem que insentivar e exigir o rampamento de todas elas, inclusive as entradas de garagens.
Se faz necessário aumentar o quantitativo de ônibus, no dia 17/12 passei 1:40 minutos esperando um Ônibus que iria passar na Avenida dos Tropeiros em 15 minutos quando consultei o programa criado pelo município para evitar que os usuários do transporte coletivo ficassem sem saber o horário dos mesmos. Será que o programa e as empresas de õnibus falam a mesma língua?
Uau! Agora vai! Finalmente vão chegar os novos ônibus da Viva (aqueles prometidos em 2010), agora Mobi Petrolina. Todos equipados com ar condicionado, câmbio automático, wifi, e acessibilidade para cadeirantes. Além da charmosa pintura em verde catarro, em homenagem à campanha do nosso maravilhoso prefeito da saúde. Muito obrigado, Dr. Júlio! Obrigado por esse presente! Obrigado por ferrar de uma vez por todas o transporte público de Petrolina, fazendo que a população deseje com todas as forças comprar um carro ou uma moto, aumentando a frota e os engarrafamentos na cidade. Obrigado por nada!
resta saber se esses ônibus não são carcaças. “Por fora pura viola, por dentro pão bolorento”
Sou testemunha que o cittamobi é um excelente ferramenta, não preciso ficar mais no ponto por meia hora esperando um ônibus, arriscando ser assaltado, deixo para sair de casa quando faltam 2 minutos para o coletivo passar. O asfaltamento dos corredores de ônibus, assim como a implantação das faixas exclusivas, ajudam muito na mobilidade. Faltam ainda aumentar o número de coletivos novos, aumentar as faixas exclusivas, aumentar as linhas e reduzir o tempo de espera. Também tem que implantar um dispositivo do tipo “fura fila” nos semáforos, para que os ônibus não percam tempo nos sinais de trânsito da cidade, expandir as ciclovias. Além de implantar em Petrolina os modernos sistemas de transportes como VLT, BRT, e quem sabe, no futuro, um moderno sistema de metrô.
Interessante seria como foi feito em Salvador, onde são quatro cores que indicam, por exemplo, se o veículo circula pela zona central, zona norte, oeste e rural, no nosso caso. Facilitaria pois de longe o passageiro identificaria o ônibus de sua região! Ou seja, cor única não resolve nada! Simples assim!
Eu quero ver é funcionar. Não adianta pintar, deixar bonitinho e no final das contas continuar a mesma porcaria atrasando, ineficiente. Chega de fachada!
QUANDO É QUE PREFEITURA VAI RESOLVER O PROBLEMA DA AQUELA ROTATÓRIA, EM FRENTE A RÁDIO DO GRANDE RIO E EM FRENTE A BARI. CADE OS ABRIGOS DE ÔNIBUS, É PORQUE PETROLINA NÃO CHOVE, MAS O SOL DA NOSSA REGIÃO É MUITO QUENTE. ISSO PODE TRAZER DIVERSOS PROBLEMA DE PELE.
FICA O MEU QUESTIONAMENTO????????.