Uma notícia alarmante começou a ganhar corpo entre os produtores rurais de Petrolina: Vai faltar água no perímetro de irrigação Senador Nilo Coelho, nosso maior projeto irrigado.
A informação foi dada em uma reunião do Conselho de Administração do Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC) que aconteceu na última sexta feira (6) com a comissão da Codevasf que estuda a crise e possíveis soluções.
Um dos membros da Codevasf, que veio de Brasília disse com todas as letras: “Vai faltar água sim” e repetiu: “Vai faltar água sim”!, informou um produtor presente ao evento.
O Dinc vem clamando, reiteradamente, por providências desde 2012. Somente agora, há pouco tempo, foi criada uma comissão para estudar as providências sugeridas pelo próprio Distrito.
Os grandes empresários, maiores investidores dentro do perímetro, agora estão mais assustados com a perspectivas de uma catástrofe pela falta d’água. O clima é de terror.
No momento, ainda não falta água e tudo corre normalmente, mas o medo é uma realidade.
Os médios e pequenos produtores estão atônitos com a hecatombe sócio econômica que se apresentará se a falta d’água acontecer.
Atualmente Sobradinho está com 17,8% da sua capacidade de armazenamento com uma redução em torno de 5,5% ao mês.
Isto significa que em dois meses sobradinho chegará a 6,8%, caso não chova. Antes deste prazo já se deverá contingenciar o fornecimento de água aos produtores do perímetro, acreditam alguns produtores.
Em 2001 chegou-se a 6,5%, mas naquela época o consumo era bem menor. Apenas três conjuntos de bombas funcionavam na captação. Atualmente, a área em produção cresceu mais de 42%. Tem que trabalhar com sete conjuntos.
Se a falta de água ocorrer já se começará a sentir queda na produção e na qualidade das frutas aqui produzidas. Segundo afirmativas da Codevasf, Nilo Coelho é o perímetro mais tranquilo diante da seca que se abate sobre o São Francisco.
“Pense bem, o tão decantado PIB de Juazeiro e Petrolina superior a R$ 5 bilhões, mais de 100 mil empregos diretos e indiretos, um sistema produtivo somente no Nilo Coelho superior a um bilhão de Reais. O que irá acontecer em cada lar de trabalhador? E a saúde financeira dos empresários ainda se poderá recuperar? Estes investimentos imobiliários como ficarão? E o comércio local vai sentir o que? Pense direitinho em tudo isto?” lamenta um produtor que participou da última reunião no Distrito de irrigação
“Quem não puder fazer outra coisa, faça suas orações para Deus resolver tudo sozinho, mandando muita chuva ou ajudando os homens a encontrarem soluções mais imediatas enquanto chegam as chuvas”, afirmou o produtor.
Os produtores rurais do projeto senador Nico Coelho tentarão conversar com o governador Paulo Câmara neste sábado (14) em Petrolina.
O Blog reserva espaços para esclarecimentos da Codevasf e da diretoria do Distrito de Irrigação. (Foto ilustrativa)
Isso já era previsível desde novembro passado. Nada foi feito. A proposta de trazer água do Tocantins não foi levada a sério. O governo do PT continuou a torrar dinheiro na transposição. Agora estamos perto do caos. Nada está sendo feito de serio.
Só discurso e Bla bla. Essa é mais conta para os irresponsáveis do PT e a Dilma
É Cicero, eu defendo esse Governo, mas tenho que concordar com vc, vamos também colocar também Geraldo Alckmim, ele também fez a mesma barbeiragem. Já era ter ligado as termicas desde janeiro do ano passado, vai que Dilma tivesse feito isso vc’s anti pedista já tava descendo o cacete em cima dela. A mesma coisa era O Governador de São Paulo ter começado fazer o rodizio.
Resumindo: 1º-Se Dilma usasse a termicas bem antes (atitude correta a ser tomada) ia ter que aumentar a conta da luz, aí chegava os tucanos na eleição ia dizer que falta de chuva era culpa de Dilma.
2º – Vamos pro outro- Se Geraldo Alckmim tivesse feito racionamento de água ou campanha bem antes (atitude correta a ser tomada), ia chega os petistas e descer o cacete dizendo que a culpa da falta de chuva era dele.
Conclusão: Quem é prejudicado é a população, pelos dois lados.
Mesmo assim, tudo de ruim que existe nesse país é melhor viver aqui do em muitos países.
Quanta irresponsabilidade do PT. Tô pouco ligando pra são Paulo, aecio fhc ou alckmin
Quero é solução para o caos que se aproxima. Se as águas do Tocantins não podem vir que o PT e a Dilma aponte outra solução. Não é caneco ou cisterna que vai resolver a questão.
O PT torrou bilhões na transposição e não faz nada pra esse caos anunciado.
Mais ima irresponsabilidade pra conta do PT.
Dia 15 vamos cobrar essa conta do PT
Por favor, gostaria de saber se realmente houve a falta d’agua anunciada, pois vi esta matéria hoje, mais de um ano depois, e não vi nada a respeito na mídia. Pesquisei na internet e não tive resultados recentes. Obrigado.
Carlos Britto.
Bom dia!
Vc’s do meio de comunicação, vamos tentar conscientizar mais a população para economizar água, mas de verdade.
Vc, Edenevaldo, Neia, Maria, Valdinei, Chico José, José damasceno e Paulo Ricardo. Se unam e comecem a bater nas mescla tecla pra ver se esse povo começa economizar água. Vejo as vezes tanta coisa pequena no meios de comunicação. Isso é coisa séria.
Eu já faço a minha parte desde criança.
Tem vários exemplos. Vou citar dois: água pra lavar calçada, use água de reuso da maquina de lavar pra quem. Não precisa mais de 3 minutos num banho.
Eu tou preocupado, vamos começar deixar o despreocupado preocupado também.
A coisa tá feia.
Transposição de Tocantins é uma obra, sob todos aspectos, mais complicada do que a Transposição do São Francisco. Somente quem não conhece do assunto faz intervenção como este cidadão. Esta ideia é boa e mais nova do que a do São Francisco em andamento. Todos os governos que passaram têm a mesma culpa por não ter iniciado. O PT é criticado por ter iniciado a do São Francisco. Falem do PT por outras razões. Por não ter encarado a reforma agrária com responsabilidade e permitir que os sem terra façam com suas próprias mãos. Esta sim é irresponsabilidade. É bom não perder a visão real da realidade e suas causas. Do contrário, simplesmente , estão fazendo o jogo político de um contra o jogo político do outro. Não aceitem ser massa de manobra, porque terminam fazendo como o cachorro que corre atrás do próprio rabo. roda, roda e não sai do lugar.
Mas vocês queriam o que???
Ano passado ele foi avisado do problema, mais sua percepção é limitada em face ao seu despreparo crônico para o cargo. Esse é de longe o mais incompetente Superintendente da história da Codevasf Petrolina.
O dito, passou o ano em intermináveis visitas a Granito e puxação de saco aos deputados do PT. Trabalhar que é bom NADA !!! Agora que a “vaca foi pro brejo” resolveu criar uma comissão para buscar uma solução.
Será que vai dá tempo?
As providências passam sempre por Brasília. O superintendente é sempre uma figura e nada mais do que uma figura. Em muitas questões a própria presidência em Brasília é uma simples figura e nada mais. Cada um tem um rei a quem reverenciar e pronto.