Um homem morreu na noite de ontem (12), em Sento Sé (norte da Bahia), enquanto manuseava artefatos explosivos que seriam utilizados no Garimpo de Ametista, na localidade de Quixaba, zona rural do município. De acordo com o site Sento Sé Notícias, o acidente ocorreu no garimpo, por volta das 18h, e deixou também outras duas pessoas feridas.
O óbito é de Gilberto Muniz de Oliveira, de 53 anos. Mais conhecido por ‘Veinho’, ele era sobrinho do vice-prefeito do município de Umburanas (na mesma região), Orlando Antônio. As duas pessoas feridas são a esposa e o filho de Veinho, que estavam próximos no momento da fatalidade.
“Eles estavam fazendo os tiros com as espoletas caseiras, e a espoleta que ele pisou era uma dessas preparadas com pólvora e cordel detonante. Essas espoletas são extremamente perigosas e podem causar explosões de grande magnitude. Infelizmente, Gilberto pisou na espoleta e a explosão aconteceu“, relatou um morador local.
A esposa e filho de Veinho foram socorridos e levados para o Hospital Municipal Dr. Heitor Sento Sé, onde receberam tratamento médico. As autoridades locais estão investigando o incidente para determinar as causas precisas e avaliar se houve negligência ou irregularidades no manuseio dos explosivos. Além da esposa, o garimpeiro deixa cinco filhos. Ele atuava no ramo há quase 6 anos, desde quando foi descoberto o garimpo de ametista em Sento Sé.
Cadê a fiscalização do ministério do trabalho e do ministério público? Esse não foi o primeiro, nem será o último.