Com a temática voltada para o Rio São Francisco e o seu folclore, a exposição do artista plástico Marlus Daniel, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, chama a atenção para a preservação do Rio São Francisco e a valorização de suas culturas.
A exposição “Era Uma Vez… Um Rio Chamado Francisco”, aberta ao público desde o dia 14 de março, reúne 15 quadros, óleo sobre tela, e mais uma escultura em papel machê.
A temática que envolve o Rio São Francisco é bem abrangente na visão do artista. “Tem tudo que envolve o nosso rio, a questão ambiental, da preservação, da saudade, da religiosidade, e da pesca do cari, um peixe que só existe aqui na região”, explica, destacando as peculiaridades de cada obra em exposição.
Marlus identificou cada tela referente ao tema do Rio São Francisco. Tem “O Pescador”, “A Pesca do Cari”, “A Baiana”, “Um Rio de Lendas”, “Do Rio, ficaram as lágrimas”, “A lavadeira do Angary”, “Carranca de um Rio”, “O Rio me trouxe de volta”, “Nossa Senhora da Rapadura”, além das homenagens aos santos da igreja católica da cidade, como “São Francisco de Assis”, nome de batismo do Rio e que também se refere à exposição, e “Nossa Senhora das Grotas”, a padroeira de Juazeiro.
A exposição ficará aberta aos visitantes até o dia 31 deste mês. (fotos/divulgação)