O Museu Regional do São Francisco, em Juazeiro, abriu exposição sobre os Penitentes, uma das maiores manifestações de cultura e fé do município. A exposição “Penitentes – Uma Chama de Fé” se estenderá durante toda a Quaresma e a Semana Santa.
As obras ficarão expostas no Porão do Museu até que a exposição sobre o Carnaval de Juazeiro saia do salão principal, o que deve ocorrer ainda esta semana, só depois a exposição Penitentes será encaminhada para a parte superior, e aberta a todos os visitantes.
A exposição com fotos sobre os grupos “Alimentadeiras de Almas” e “Os Disciplinadores” – o autoflagelo – e ainda indumentárias, e objetos que acompanham os Penitentes, como a matraca, e outros que lembram a manifestação de fé dessa tradição secular do município de Juazeiro. “Ainda teremos aqui no Museu, dentro dessa exposição sobre os Penitentes, mesa redonda e debates com estudantes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), defendendo uma tese sobre o assunto”, completou Rosy Costa, diretora do Museu.
O Museu Regional funciona de segunda a sábado, das 08 às 13 horas, e recebe sempre a visita de alunos de diversas instituições de ensino, visitantes da cidade e turistas de diversas partes do estado e país. Ainda de acordo com Rosy, apenas para os horários extras, como à tarde, noite e também dia de domingo, é preciso de agendamento para visitar o museu.
Outras informações podem ser obtidas através do telefone (74) 3612.3055, ou no próprio Museu Regional, que fica localizado na Praça Imaculada Conceição, nº 29, no Centro. (foto/divulgação)