Em Exu (PE), Sertão do Araripe, os eventos em homenagem ao Rei do Baião Luiz Gonzaga – filho mais ilustre da cidade – poderão não acontecer na próxima semana. Isso porque o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito Raimundo Saraiva e à secretária de Saúde do Município de que se abstenham de promover eventos festivos em espaços públicos. A recomendação é da juíza Nara Thamyres Brito Guimarães Alencar.
De acordo com o MPPE, estão proibidos o Festival ‘Viva Gonzagão 2021’, marcado para ocorrer nos nesta sexta (10), sábado (11) e na próxima segunda-feira (13), dia do nascimento do artista, através da realização da Caminhada das Sanfonas, Cavalgada ‘Viva Gonzagão’ e Alvorada ‘Viva Gonzagão’, e todo e qualquer evento que não haja controle de entrada e acesso ao público, nos termos do parágrafo 1º, do artigo 3º do Decreto nº 51.749/21, informando quais medidas adotadas para impedir a ocorrência dos referidos eventos vedados, em contrariedade ao decreto estadual.
As polícias Civil e Militar, segundo o MPPE, também devem informar quais as medidas adotadas para impedir a ocorrência dos referidos eventos, devendo atuar de forma preventiva e repressiva, visando à proteção sanitária coletiva. As autoridades mencionadas devem apresentar relatório circunstanciado de fiscalização em relação às ocorrências relacionadas aos eventos vedados.
Sobre o evento no Parque Aza Branca, este ficará mantido porque o local é privado e os organizadores conseguem manter o controle estabelecido pelas autoridades sanitárias e cumprimento das regras de segurança referentes à pandemia de Covid-19.