Em Exu (PE), no Sertão do Araripe, o vereador Roberto Bento do Nascimento apresentou indicação cobrando atuação da prefeitura para solucionar os problemas envolvendo o matadouro público da cidade, que foi fechado há mais de dois anos por determinação da Justiça, pois o equipamento estaria sem condições sanitárias para funcionamento. A indicação foi aprovada pela Câmara.
“Tal indicação decorre do fato de que sem o matadouro devidamente adequado às normais sanitárias e ambientais, o abate dos animais para o consumo da carne é feito de maneira clandestina e desprovida dos cuidados higiênicos necessários para garantir a saúde da população”, defende o vereador.
Roberto Bento ainda destaca que essas adequações devem ser feitas com “urgência”, por ser uma “medida de saúde pública”. Ele justifica ainda que o ambiente regular pode evitar contaminações e doenças decorrentes do abate, sem a observância das regras sanitárias. Sobre a questão apresentada pelo vereador, o Blog entrou em contato com a assessoria da prefeitura, que ficou de enviar uma nota de esclarecimento.