Em Arcoverde (PE), Sertão do Moxotó, a vereadora Zirleide Monteiro ficou na berlinda após uma polêmica fala na Câmara Municipal nesta semana. Após ser alvo de memes devido a uma queda que sofreu durante uma recente homenagem, de sua autoria, na casa legislativa ao deputado estadual Kaio Maniçoba, Zirleide disparou sua ‘metralhadora giratória’ contra os autores dos memes. O problema é que acabou falando demais, e falando o que não deveria.
Sem esconder o ressentimento com as brincadeiras na internet, a vereadora endureceu as críticas sobretudo em relação a uma mulher, a qual tem filho com necessidades especiais. “O castigo de Deus ele dá aqui, em vida. Quando ela veio com um filho deficiente, é porque ela tinha alguma conta a pagar com aquele lá de cima. Ela já veio pra sofrer. Sinto muito, sinto muitíssimo”, disse, em tom de desdém.
Segundo informações recebidas pelo Blog, o discurso causou mal-estar não apenas entre os pares de Zirleide. O público que assistia à sessão começou a deixar a Câmara Municipal, em protesto contra a postura da vereadora. O assunto, como não seria diferente, viralizou negativamente nas redes sociais. A vereadora já teria se retratado por suas declarações, mas o estrago já estava feito.
Resposta
A mulher vítima do discurso de Zirleide se manifestou e não deixou barato. Luzia Damasceli é ex-funcionária da Câmara e foi assessora do vereador Joel Filho, quando este era o presidente da Mesa Diretora da Casa. Atualmente ela ocupa o cargo de vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social.
Em seu desabafo, Luzia se disse perplexa por ter sido o alvo do ódio da vereadora, já que os memes não teriam partido dela. “Ela pega no meu pé desde quando eu fui eleita presidente do Conselho Municipal de Assistência Social. O problema dessa vereadora é que ela detesta ver pessoas do povo brilhando. Por incrível que pareça, a maior parte das pessoas do Conselho é do governo. Mesmo assim, eu estou lá. Ela não suporta me ver brigando pelas coisas que a gente necessita no bairro, porque eu sempre fui assim, desde a época em que era agente de saúde”, frisou.
Luzia disse ainda que os projetos de lei apresentados por Zirleide em prol dos autistas do município “são balela”, porque o verdadeiro caráter da vereadora foi mostrado em seu discurso capacitista. “O que ela gosta mesmo é de aparecer, nunca foi de oposição, nunca pensou no povo, só no próprio umbigo. Dinheiro corre, e muito. Por isso ela foi pra situação”, provocou.
Sobre a fala da vereadora em relação ao seu filho, Luzia disse que nunca foi nenhum sacrifício ter um filho especial. Pelo contrário. “Quando somos escolhidas por Deus para sermos mães de crianças especiais, é porque Jesus sabe que nós somos fortalecidas”, pontuou. Luzia disse ainda que não adianta a vereadora se retratar, porque seu verdadeiro sentimento ela já expôs no seu discurso de ódio, e agora está com receio de perder votos. “Estou feliz, poque meu filho é minha felicidade, e o amor da minha vida e agradeço a Deus, todo santo dia, por ele ter me dado essa criança. Se o tempo pudesse voltar atrás e tivesse a oportunidade de escolher, eu queria essa mesma criança”, completou.