A Polícia Federal, com a ajuda do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), deteve, na tarde desta quarta-feira (25), um homem suspeito de exercer ilegalmente a medicina, no município de Jataúba, no Agreste pernambucano.
De acordo com a polícia, Aleandro Ricardo de Freitas, usava o registro de outro profissional e atendia na Unidade Mista Ana Argemira Correia. Ele teria dito que é formado na Bolívia e não possui registro no Brasil.
O falso médico foi encaminhado para a sede da Polícia Federal, em Caruaru, também no Agreste, junto com a administradora do hospital. A polícia também apreender carimbos, prontuários médicos e fichas de atendimento do hospital. Há suspeita de que haja outras pessoas atendendo sem registro na mesma unidade.
“O exercício ilegal da medicina prevê pena de dois meses a seis anos de detenção e multa, além de falsidade ideológica, porque ao receitar o tratamento para o paciente, ele usava o nome de outro médico”, explicou o delegado Max Ribeiro (foto 3).
Para não comprometer os pacientes da Unidade Mista, profissionais do Cremepe estão atendendo provisoriamente no local, até que a Gerência Regional de Saúde (Geres) providencie uma nova equipe médica.
às vezes penso que alguns médicos da nossa região também não estão habilitados, pela maneira indiferente como (não) tratam os seus pacientes.