Falta de incentivo à produção de vinhos da região: Até quando?

por Carlos Britto // 05 de julho de 2011 às 20:38

O petrolinense Joaquim Florêncio Coelho (mais conhecido como ‘Joaquim da Kuka’) enviou um comentário ao Blog sobre a falta de incentivos para que a vitivinicultura da região possa concorrer em pé de igualdade com as demais produções de vinho mundo afora.

Confiram: 

Não tenho a confirmação oficial, mas fontes irrefutáveis para mim (ligadas à produção de vinho da região), em off, relatam que uma quantidade enorme do vinho regional do Vale do S. Francisco já é exportada, através de tonéis para a França, Itália e outros países. É de se acreditar, pois pouco vinho da nossa região é consumido no Brasil.

Está na hora de, através de mídia competente, quebrar com esse paradigma,qual seja de que só os vinhos da Itália (região de Toscana e Vêneto) e da França (Bordaux) são os únicos de excelência e os preferidos pelo Mundo.

Estou convicto de que as governanças do país estão relegando uma alternativa de vetor econômico forte para a nossa região. Afirmo isso com muita veemência, depois de ler o livro de Michel Porter,editado em 1990 “Competitive Advantages of Nations” (As Vantagens competitivas das Nações).

Nele esse autor, que também é professor da Havard, define o cluster industrial de diversos setores, em diversos países,que poderia ser implantado no setor de vinho aqui, na região do Médio S. Francisco, inserindo aí diversas cidades de Pernambuco, Bahia, Minas Gerais.Um cluster industrial é formado por um conjunto de indústrias que complementam outras de produtos similares ou não.A indústria de vinho (vitivinicultura) exige outras,tais como: indústria de garrafas,de rótulos,de rolhas,de selos, de suportes para tampa,etc. Afora outras de diversos serviços.

Portanto, como se vê, faltam os incentivos arrojados para transformar mais ainda a nossa região. Até quando ?

Joaquim Florêncio Coelho/Leitor

Falta de incentivo à produção de vinhos da região: Até quando?

  1. Diogo Amador disse:

    A mais pura verdade! Sou filho da terra, mas moro em outra cidade e sou fã dos vinhos do Vale… no são joão o Prefeito entregou garrafa de vinho a artistas…. nas barracas não tinha nem vinho Dom Bosco… que dirá as excelências do Vale…

    Pura falta de visão… a única época que faz frio…. festa popular, e sequer tinha vinho à venda…

  2. SEM TERRA disse:

    É a mais pura realidade, temos uma fabrica novinha no nosso distrito que iria fabricar e envasar nossos vinhos mais não chegou a nem ser inaugurada e fechou as portas. E pertence ao grupo bastante potente ( COMARY) . Eles alegaram falta de incentivos mais não entendo por que construíram a fabrica se não havia incentivo.

    1. felipe disse:

      a fabrica da comary não está funcionando não? ouvi boatos que ela estava ate sendo ampliada… ?

  3. SEM TERRA disse:

    Vendo Indústria de Bebidas Completa em Petrolina – PE — Petrolina

    * Localização: Petrolina, Pernambuco, Brasil
    * Vizinhança: industrias
    * Data de publicação: Abril 16
    * Telefone: (87)3863-1259
    O parque industrial em questão, equipado com máquinas e ferramentas voltadas para indústria de bebidas, localiza-se no Distrito Industrial de Petrolina – PE, região privilegiada com Incentivo Fiscal do Governo do Estado, encontra-se em constante crescimento e já conta com empresas conhecidas como Coca Cola e Makro.
    Sua estrutura conta com 12.000 m² (área total do imóvel), ~ 5.230m² (área construída), malha de aterramento, sistema de pára-raios, estação de tratamento de esgoto, estação de tratamento de água, tanques em inox, xaroparia completa, caldeira a óleo , laboratório, refeitório, área administrativa, balança rodoviária, galpões, subestação, máquina enchedora, máquina sopradora de garrafas entre outros.

    Para informações ref. Preço e condição de pagamento, favor entrar em contato com Marcos Lopes .
    Tel: (87) 8843-1445/(87) 3863-1259 (21)9222-5182
    E-mail: marcos.antonio@comary.com.br/marcos.cantina@hotmail.com.
    Esta é a fabrica citada a cima por mim.

  4. SEM TERRA disse:

    Fabrica da COMARY no distrito de Petrolina
    Não entendo o por que desta empresa não ter dado continuidade a suas operações aqui em nossa região, na época elegaram falta de incentivos fiscais mais a no anuncio de vendas a divulgação fala-se em incentivo fiscal do Governo do estado. Nós precisamos de uma explicação de alguém isso é se existe alguma explicação.

  5. Marcello disse:

    No Brasil, a produção de uvas para vinho fino (européias) é cerca de 20%, enquanto a de mesa (americanas) é 80%. Então notamos que a produção de uvas para vinho ainda é pouca e isso influência no consumo.
    O maior consumo de vinho de todo o planeta está na Cidade do Vaticano. Segundo informações do WINE INSTITUTE (instituto do vinho), os habitantes do Vaticano consomem cerca de 62,02 litros ao ano por pessoa. A média da França é de 55 e da Itália 48 litros. Já aqui no BRASIL o consumo é de apenas 1,65 litros por ano.
    Portanto esse consumo brasileiro deve ser influenciado na mídia e com isso o mundo vai começar a conhecer melhor os maravilhosos vinhos que são produzidos no Vale do São Francisco.

    Marcello Bruno da Silva Nascimento/Aluno
    VITICULTURA E ENOLOGIA do IF SERTÃO PERNAMBUCO
    ( Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia).

  6. Desconstruidor de Discurso disse:

    Se depender de Eduardo Campos, incentivos só se for em Recife.

  7. nina disse:

    Seria uma forma de criação de novos empregos e, tb, de tornar a nossa região conhecida mundialmente como “a terra do melhor vinho”. E esse “status” não é pra quem quer . Vamos incentivar né?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários