Falta de informação que rima com ignorância

por Carlos Britto // 19 de outubro de 2013 às 22:05

91497--amores-roubados-620x0-1As recentes gravações de uma microssérie da Rede Globo, “Amores Roubados”, em Petrolina e Juazeiro, que será levada ao ar em janeiro de 2014, mostrou mais uma faceta da imprensa do Sudeste que não é mais novidade.

A forma de ver o povo nordestino, de cima para baixo, leva inclusive à falta de conhecimento.

Prova disso é o comentário feito por um site de celebridades, o ‘Pure People’, ao comentar a participação do músico e sanfoneiro Targino Gondim na microssérie.

Ao lado dos atores Cauã Raymond e Ísis Valverde, o site simplesmente ignorou a presença de Targino na foto. “Logo no início das gravações, Cauã e Isis foram fotografados ao lado de um sanfoneiro, que participou das filmagens”, disse o Pure People.

O tal ‘sanfoneiro’, se o site não sabe, é um dos autores da canção “Esperando na Janela”, trilha do filme “Eu, Tu, Eles”, também rodado na região, que ficou famosa na voz de Gilberto Gil e fez até Targino ganhar um Grammy.

Um pouco mais de informação desse pessoal não custa nada. Mas a culpa não é deles. Como já dissemos no início, essa é a maneira de verem o Nordeste. Tanto faz se na foto é Targino ou Gonzagão. Para eles não faria a menor diferença.

Falta de informação que rima com ignorância

  1. Adelaide Sobral disse:

    Sem adesão a qualquer preconceito, opto por entender que a lei da natureza é exata. Pior do que o site ignorar o “sanfoneiro” é o “sanfoneiro” ignorar o público que o aplaude, motivo pelo qual o “rei” da Bossa Nova ficou sozinho.

    1. André Figueiredo disse:

      Boa Adelaide. Esse sim foi um comentário preciso!

    2. Cidadão disse:

      Que drama em Gondim. Acho ele um grande artista e tem belas músicas por este específico motivo está de parabéns, porém eu também Concordo com as colocações anteriores e ainda digo mais!!! Este artista da sanfona, fora das filmagem ou apresentações é completamente diferente, ou seja ele não é nada simpático com os seus fãs.
      Observem se por acaso, depararem com ele em algum local da cidade garanto que ele nem olhará para vc…

  2. Snoop disse:

    Essa mania de não dar nome aos bois não é uma mazela exclusiva daquele blog…

  3. NORDESTINO disse:

    POR GENTILEZA QUEM É ESSE CARA COM ESSA SANFONA?

  4. PETROLINA disse:

    QUEM COM FERO FERE COM FERRO SERÁ FERIDO!O SANFONEIRO TAMBEM DESCONHECE QUEM JÁ P AJUDOU E MUITO NO INICIO DA CARREIRA,MAS DEIXOU A PSEUDO-FAMA SUBIR A CABEÇA E HOJE ESTA PAGANDO O PREÇO DO QUE COMPROU.

  5. Belo disse:

    Falta de informação e de valorização com os brasileiros.

  6. Amaral disse:

    Eu acho que isso é mais o retrato de uma era de jornalismo vazio que preconceito, é o preço que se paga pela lei democrática que qualquer um alem do jornalista tem o direito de comunicar. Ai chega um cara desse, que não tem técnica nenhuma de jornalista, pega um foto no google, não procura saber informação nenhuma sobre a foto e posta uma notícia vazia de um meio boato.

  7. Ed silva disse:

    Hoje ouvi muitas verdades,a vida é assim..

  8. Daniel Sampaio disse:

    Na minha opinião o pré conceito está partindo de quem escreveu essa matéria. Eu mesmo não conhecia o Sanfoneiro, já os atores são consagrados em cenário nacional. Até mesmo quem não assiste novelas já os viu em pelo menos algum comercial ou programa de tv. Agora se fosse um nordestino sanfoneiro chamado Gonzaguinha e a mídia o ignorasse, aí sim diria que foi no mínimo uma falta de respeito.

    1. Gonzaguinha sem Sanfona disse:

      Gonzaguinha sanfoneiro? Aí está o porque de você não conhecer o Targino, que como disse a matéria, é ganhador de Grammy e exímio musicista. E outra, se o artista global está na região, deve valorizar o artista regional, pois a cultura é múltipla e versátil, e não individualista e midialística como você quer colocar. E depois disso, vá pesquisar quem são Gozaguinha e Gonzagão. Abraço!

    2. Luis Fernando disse:

      Gonzaguinha Sanfoneiro? SABE MUITO!

  9. José Maria disse:

    É uma grande realidade tenho que concordar com Adelaide Sobral, sou fã incondicional de Targino Godim, antes da fama enquanto garoto o contratei para alguns forrós em minha comunidade, porém, as poucas vezes que o encontro não nos cumprimentamos, até o olho para cumprimentá-lo, o mesmo finge que não me conhece, acho constrangedor mais vou fazer o que. Até achei que não lembrava mais de mim, porém um belo dia nos chocamos na rua, ai ele me cumprimentou chamando pelo meu nome. Nesse momento a minha ficha caiu.

  10. André Figueiredo disse:

    o “pré conceito”???
    estranho isso…
    será que eu estou sendo “pré conceituoso”???

    ESSE É O PROBLEMA DESSE PAÍS: EDUCAÇÃO ABAIXO DE ZERO!

  11. gilmar de amorim bastos disse:

    acho uma pena esse preconçeito com o nordeste que tem grandes nomes como gonzagao e joao gilberto o papa da bossa nova esses artistas globais tem que estudar mais sobre a cultura do nordeste e seus artistas e escritores para nao falar besteiras

  12. André Figueiredo disse:

    “preconçeito” com o nordeste? PQP…

    Eu definitivamente, desisto!

  13. Prof. Aristóteles Seixas disse:

    Só nos faltava essa! comparar targino gondim com Gonzagão.
    Francamente…

  14. terra do impossiveis disse:

    Só sei que aquele com A mão No volante, passou a mocinha sentada ali no meio pra dentro dela e nao teve Grazi Massafera que segura-se.

  15. Machado Freire disse:

    Faço minhas as afirmações do blog.

    Esse pessoal que nos afronta, que ignora a cultura e o valor dos profissionais nordestinos, o fazem muito mais por ignorância.

    É como aquela história do menino que é “ruim”, que não respeita os mais velhos. Vai ver que a culpa não é deles, mas dos pais que não o educaram como bem ele merecia.

    Nós precisamos dizer para o mundo -e provar, que somos um Nordeste que tem história de lutas memoráveis, que nos referenciam perante o mundo.

    O pessoal pequeno do Sul/Sudeste (com raras exceções), nos desconhecem, nos ignoram.

    É preciso que “armemos” a nossa barraca por lá para dizer uma poucas e boas a eles.

    Quando eu falo essas coisas, e dá uma enorme saudade do meu querido Celestino Gomes, um artista por inteiro que levou o nome de Petrolina para o mundo, de “Roça a Roma ” e de “Roma à Roça”.

  16. César Teixeira disse:

    A globo chega aqui , vcs nordestinos abrem as pernas para eles como se fossem uma puta e ainda querem reclamar.

    1. Guilherme Zoa disse:

      Concordo com seu comentário César!

  17. Luis Fernando disse:

    Eu não sei porque ainda dão ibope para estes tipos de site, que não agregam NADA. Não informam NADA. Só sabem fazer fofoca. A televisão só passa porcaria faz tempo e esses sites falam das porcarias criadas pela TV como se fossem obras-primas. Deve ser por isso que eu nem vi essa notícia. Se o povo gastasse o horário da novela das 9 pra ler um bom livro, valeria muito mais a pena.

  18. Alan Manga disse:

    Gente,não que isso não aconteça, mas achei que vocês precisam ser mais seletivos em comentar sites de fofoca se baseando, pelo menos, na audiência e relevância dele na internet. Ou então vai parecer tentativa de vocês bombarem nas redes sociais com manchete, no mínimo, duvidosa.

  19. André Moraes disse:

    Alguém mais tem uma forma diferente de digitar preconceito? rsrsrsrr

    1. André Figueiredo disse:

      Boa chará!
      Vamos lançar uma nova edição do Aurélio!
      Dicionário Ignorélio!!!

  20. Dêda disse:

    Targino é o Artista mas simpático e simples que já conheci. Procurem conhecê-lo para depois fazer os comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários